A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) teve três trabalhos premiados na 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi). Os trabalhos trataram da preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública; da prevenção e controle das doenças imunopreveníveis; e da produção técnico-científica de profissional do SUS que contribuiu para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde.

A superintendente de Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Oliveira, destaca que a seleção dos trabalhos e os prêmios recebidos na Mostra Nacional representam o esforço coletivo da SES/MG, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), dos secretários municipais e da sociedade mineira. “O reconhecimento reforça que Minas Gerais conta com uma equipe de vigilância forte, dedicada e qualificada, que busca inovar e expandir as parcerias em busca de alcançar os melhores resultados para prevenção e controle de doenças, destaca ela.

“As ações desenvolvidas pela vigilância epidemiológica da SES-MG contaram com parcerias intersetoriais que enriqueceram os trabalhos e viabilizaram o destaque nacional”, enfatiza a superintendente.

A SES-MG foi premiada com os trabalhos Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais: Monitoramento em tempo real das variantes do Sars-CoV-2 em circulação como estratégia na tomada de decisão frente à pandemia do covid-19; Estratégias para o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos no Estado de Minas Gerais, Brasil: Uma pesquisa-intervenção; e Uso das Profilaxias Pós-Exposição e Pré-exposição no Brasil na Prevenção Combinada do HIV (2011-2019).

A Secretaria também teve o trabalho Classificação de Risco para Transmissão de Doenças Imunopreveníveis em Crianças Após Pesquisa-Intervenção no Estado de Minas Gerais, Brasil entre os trabalhos selecionados para exposição nas sessões de e­-pôsteres.

Realizada em Brasília, entre os dias 7 e 10 de novembro, pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a mostra busca difundir e divulgar as práticas exitosas dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública.A primeira edição do evento foi realizada em 2001 e a última em 2019. Em 2023, o evento recebeu 1,8 mil inscrições de trabalhos, representando um aumento notável de 126% em relação à edição anterior.

Ao longo da programação, foram apresentados 18 painéis, 14 mostras, 13 sessões de e­-pôsteres e duas mesas redondas, proporcionando um valioso espaço para a troca de conhecimentos entre gestores, movimentos sociais, academia e profissionais do SUS.

Além da SES-MG, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), com o trabalho Vigilância Genômica dos Arboviroses Emergentes e Reemergentes Circulantes e Cocirculantes no Estado de Minas Gerais, e as Secretarias Municipais de Saúde de Belo Horizonte, Contagem, Ouro Preto e Montes Claros também tiveram experiências bem-sucedidas destacadas e premiadas na Mostra Nacional.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão