A Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis participou da vacinação de crianças entre dois e  doze  anos, nesta segunda-feira (30/10), na Escola Municipal Dionísio Joaquim Rodrigues, em Divinópolis, na região Oeste. A ação estratégica de Multivacinação nas escolas é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a prefeitura de  Divinópolis.

As mais de cem crianças receberam as vacinas ou tiveram seus cartões verificados com propósito de atualizá-los. A estratégia de vacinar as crianças em ambiente escolar tem sido uma rotina adotada pelo município, como explica o secretário municipal de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva. “Temos conseguido avançar significativamente na cobertura vacinal com esta estratégia. Ações como esta, que ocorre aqui na escola hoje, têm apresentado resultados positivos na cobertura vacinal”, pontuou o secretário.

Foram  disponibilizadas as vacinas do calendário de imunização, entre elas covid pediátrica e baby. A meta para vacinação para crianças é 95%, exceto as da rotavírus e BCG, ambas com meta de 90%. Para adolescentes deve ser, no mínimo, 80% de vacinação deste público.

A superintendente regional de Saúde de Divinópolis,  Kênia Carvalho, destaca que a ação nas escolas está ocorrendo simultaneamente em outras regiões do estado e é uma das estratégias extramuros para aumentar a cobertura vacinal. “Esta ação tem como objetivo sensibilizar os pais para colocar os cartões de vacinação em dia e, assim, elevar taxas de cobertura para que as crianças estejam protegidas”, destacou a superintendente.

Assim como em Divinópolis, crianças e adolescentes estão sendo vacinados nas escolas em pelo menos outras 16 Unidades Regionais de Saúde, em um movimento em todo o estado, somando os esforços do Governo de Minas, prefeituras e Ministério da Saúde.

Maria e Zé Gotinha visitando as salas da escola - Foto: SRS Divinópolis

Vacinação nas escolas

A vacinação extramuros, que leva a imunização para além das unidades de saúde, é parte da estratégia do Estado para que os 853 municípios mineiros possam aumentar a cobertura vacinal, além de controlar e até mesmo erradicar doenças. Soma-se a ela o Vacimóvel, uma van adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante para atendimento às pessoas.

Todas as escolas podem realizar a ação de Vacinação, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. Para isso, ela deve procurar a secretaria municipal de saúde ou unidade de saúde da área de abrangência,  dependendo do planejamento do município.

Para todo o estado, o Governo de Minas está investindo mais de R$ 260 milhões em ações de imunização fora das salas de vacinação tradicionais. Serão R$ 165 milhões em premiação àqueles que se aproximarem gradativamente da meta de 95% de cobertura, com vacinação em 80% das suas escolas, e outros R$ 100 milhões para a compra de unidades itinerantes.

Todos os municípios com mais de 50 mil habitantes já receberam o recurso para ter seu próprio Vacimóvel - veículo equipado com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança. Os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde, que também receberão recursos para compra, num total de 253 veículos.

Os índices de vacinação vêm caindo de forma preocupante nos últimos anos. Para conter essa queda e evitar que doenças preveníveis com vacinas voltem a ser um problema de saúde pública, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo a Estratégia de Multivacinação nas escolas. Esta é uma estratégia de vacinação extramuros – ou seja, leva as vacinas para além das salas de vacinação tradicionais.

Cobertura vacinal regional

Nas 53 cidades que compõem a área de atuação da SRS Divinópolis, a cobertura vacinal em, 2022, foi de aproximadamente 85%. Dados Sistema de Imunização do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) apontam vacinas como meningocócica C para  menos de um ano (88,71%), Pentavalente para menos de um ano ( 89,34%) Poliomielite para menores de um ano (89,35%) e febre Amarela para menos de um ano (79,9%) são algumas das vacinas que estão abaixo da cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde na macrorregião de Saúde Oeste.

Multivacinação

A Campanha de Multivacinação lançada pelo Governo de Minas segue até 4/11 em todas as regiões do estado. O público-alvo da estratégia são todas as pessoas menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não têm o registro de doses administradas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Durante a estratégia de multivacinação, estão sendo oferecidos os imunizantes do Calendário Nacional, além das vacinas de campanha, como a da covid-19.

As vacinas do calendário das crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias são: BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola — SCR), tetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

Já as vacinas do calendário das crianças a partir dos 7 anos de idade e do calendário dos adolescentes são: hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

Saiba mais sobre a Campanha de Multivacinação em saude.mg.gov.br/vacinamaisminas

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão