A equipe técnica do Centrode Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-Minas), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), estará em São João Del Rei, neste sábado (28/10), para realizar trabalho de campo a fim de verificar indícios e informações a respeito dos recentes casos de infecção em crianças registrados no município, de modo a identificar quais foram os agentes infecciosos, o tratamento que deve ser adotado e quais serão as orientações para o atendimento dos casos suspeitos.

Foto: Fábio Marchetto

Os técnicos do Cievs-Minas se reuniram na tarde desta sexta-feira (27/10), com representantes do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), do Ministério da Saúde, para apresentar o cenário e as estratégias para a investigação epidemiológica que será feita no município.

“Estamos acompanhando os casos desde a primeira notificação, por meio da atuação do Cievs-Minas e da nossa Gerência Regional de Saúde de São João Del Rei e atuando continuamente para entender o que está acontecendo no município e dar uma resposta qualificada à situação, que tranquilize a população”, ressaltou Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG.

De acordo com a coordenadora do Cievs-Minas, Eva Lídia Medeiros, São João Del Rei está em uma situação que foge do cotidiano da cidade e o apoio e orientação da SES-MG e do Ministério da Saúde são primordiais neste momento. “Quando a gente tem uma situação fora do habitual, temos que fazer a investigação de campo, identificar o que é que está acontecendo no território e avaliar a possibilidade de existência de surto ou não. Tendo essa visão de campo, vamos conseguir detectar os fatores envolvidos, o evento que está acontecendo no território e quais são as medidas de prevenção e controle para aquele determinado evento. E o Ministério da Saúde respondeu prontamente com o envio da equipe de resposta rápida de investigação de campo, da EpiSUS para nos dar esse suporte”, destaca.

As amostras coletadas relativas aos casos ocorridos no município seguem em análise, aguardando resultado dos exames. A SES-MG destaca que não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João Del Rei, até o momento, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população. Além disso, a Secretaria não indica o fechamento de escolas.

Na última quarta-feira (25/10), a SES-MG realizou uma capacitação técnica para orientar a rede de saúde na detecção e tratamento oportuno de casos suspeitos de infecção bacteriana, com a identificação dos devidos diagnósticos. Ao todo, 122 profissionais de saúde da Unidade Regional de São João Del Rei participaram do treinamento por videoconferência.

A coordenadora do Cievs-Minas alerta que o melhor meio de informação para a população são os canais oficiais. “Queremos que as respostas obtidas com essa investigação sejam rápidas, para que a população se sinta segura nas medidas que devem ser adotadas, sem pânico, sem notícias falsas, sem desinformação”, enfatiza Eva Medeiros.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais reforça que, em casos de sintomas como febre, garganta inflamada e descamação da pele, a orientação à população é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para diagnóstico correto e tratamento adequado.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão