A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Atenção à Saúde, realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, a Oficina de Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade e Estratégias da Campanha de Multivacinação. O evento foi realizado no Laboratório de Informática do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Januária, e teve como participantes as referências técnicas de imunização e os coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS) dos 25 municípios jurisdicionados.

De acordo com o manual de microplanejamento, o processo de microplanejamento tem como objetivo as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) para o resgate das altas coberturas vacinais dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação, e, consequentemente, a erradicação, a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis. Destaca-se a importância das funções essenciais e gerenciais do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e reforça a utilização de ferramentas para sistematização, planejamento e execução das ações de vacinação.

Oficina de microplanejamento

A referência técnica de Imunizações da regional de Januária, Iolanda Santos Vieira, apresentou a Estratégia de Multivacinação como um momento oportuno para atualização vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade em situação de atraso. Iolanda Vieira informou também sobre o período da campanha, que será de 21 de outubro a 4 de novembro, sendo o dia D de mobilização o dia 28 de outubro. A referência técnica ressaltou que “as coberturas vacinais estão em queda desde 2015, conforme apontado pelo Programa Nacional de Imunizações- PNI, por isso é preciso fortalecer o acesso da população à vacina, informar à população que a vacina é segura e é eficaz.”

Junto com a Campanha de Multivacinação, foi apresentado também aos municípios o microplanejamento, ferramenta que tem a proposta de qualificar os processos de trabalho da equipe de imunização e de Atenção Primária à Saúde.

A referência técnica de integração da vigilância em Saúde e APS, Leidiane Carvalho Santos, enfatizou que “a Atenção Primária à Saúde é o âmbito da atenção mais estratégico para prevenção de doenças e agravos e as ações de imunização são de muito importantes para erradicação e eliminação de doenças.” A referência técnica acrescentou que “a oficina de microplanejamento contribui para reforçar o trabalho integrado dos setores e a organização dos processos de trabalho executados”.

Para a coordenadora de imunizações do município de Cônego Marinho, Greice Carvalho Xavier, a Oficina de Microplanejamento foi bastante pontual para a organização e execução das ações frente a Campanha de Multivacinação. Além disso, também será norteadora para as demais ações de imunizações para que as coberturas vacinais continuem sendo mantidas com excelência no município.

Por Gerência Regional de Januária

Enviar para impressão