No dia 20 de junho, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, por meio da Coordenação de Regulação, realizou a capacitação do Sistema de Remanejamento (Gerasus) para os municípios realizarem o remanejamento de recursos da Programação Pactuada Integrada (PPI) do Programa Estadual de Triagem Auditiva Neonatal.

Os municípios de Bonfinópolis de Minas, Buritis, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Paracatu e Riachinho realizaram as transferências dos seus recursos para o município de Paracatu, que recentemente foi credenciado como Serviço de Referência em Triagem Auditiva Neonatal (SRTAN) no Hospital Municipal de Paracatu.

O credenciamento de Paracatu foi homologado na CIB Micro Unaí n° 324 e CIB SUS/MG ocorrida em 15 de março de 2023. A decisão de remanejar os recursos para o município se baseia na importância da triagem em recém-nascidos para a detecção precoce de perdas auditivas e na necessidade de instituir terapêuticas adequadas.

A coordenadora de regulação da GRS Unaí, Leila Faria ressaltou a relevância desse programa, destacando que “a triagem auditiva neonatal desempenha um papel fundamental na identificação precoce de possíveis problemas auditivos em recém-nascidos. Com o devido diagnóstico e intervenção terapêutica adequados, é possível garantir uma melhor qualidade de vida para essas crianças, possibilitando o desenvolvimento pleno de suas capacidades.”

A GRS de Unaí reforça o compromisso com a saúde auditiva do recém-nascido e continuará trabalhando em parceria com os municípios envolvidos para assegurar que os recursos e serviços necessários sejam disponibilizados de forma eficiente e eficaz.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Foto: Leila Faria

Enviar para impressão