Para otimizar a atuação do Banco de Leite de Ubá, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá realizou a “1ª Oficina de Doação de Leite Humano: Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho”, em 16 de maio. O evento faz parte do Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil de Minas Gerais, e teve como objetivo motivar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) a atuarem na sensibilização da sociedade sobre a importância da doação de leite materno.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, e pode ajudar na recuperação de bebês internados na maternidade do Hospital Santa Isabel (HSI), de Ubá, sede do Banco de Leite. Devido ao volume de doações ser incipiente, o estoque atende somente aos bebês prematuros de até 1,5kg internados na UTI neonatal, mas há demanda para aqueles que são maiores na terapia intensiva, pediatria e berçário.

Foto: Divulgação/GRS Ubá

“Nosso empenho é para integrar nossas referências em maternidade nas duas microrregiões de Saúde (Ubá e Muriaé) para potencializar os serviços do Banco de Leite. A proposta é que as lactantes dos 31 municípios possam ser doadoras, gerando leite humano o suficiente para suprir a necessidade dos bebês internados que tanto necessitam desse superalimento. Para isso, é necessária uma intensa mobilização da APS e das secretarias municipais de saúde”, argumentou Aline Lopes, referência técnica materno infantil da GRS Ubá.

Capacitação para coleta, armazenamento e entrega de material

O encontro proporcionou orientações sobre problemas relacionados à amamentação como mastite, ingurgitamento mamário e baixa produção de leite, além da técnica da ordenha para captação de leite humano para doação, que pode ser realizada em casa pela doadora (com os devidos cuidados).

“Explicamos os procedimentos necessários para doação, como a esterilização do recipiente, higienização da mama e das mãos, o congelamento do material e a entrega para o Banco de Leite, que deve ser realizada em até doze dias. Por isso, o encontro foi voltado especialmente para os profissionais da APS, pois é necessário que as secretarias municipais de saúde proporcionem o transporte da doação”, contou Thaynara de Castro Moreira, nutricionista do Banco de Leite do HSI.

Quem pode e como doar

Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, toda mulher em fase de lactação, que esteja amamentando o seu bebê, seja saudável e não faça uso de medicamentos que interfiram na amamentação, pode ser uma doadora. Não é necessário ter uma alta produção de leite e não existe quantidade mínima para doação.

Para se candidatar e receber informações sobre como doar para o Banco de Leite do Hospital Santa Isabel, de Ubá, ligue para 3539-1167.

Por Keila lima

Enviar para impressão