A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na última sexta-feira, 2/3, reunião para apresentação do diagnóstico situacional das centrais de esterilização das unidades públicas de saúde e capacitação em sala de vacinas. O objetivo foi apresentar o diagnóstico situacional das centrais de esterilização das unidades de saúde públicas dos municípios da área de abrangência da SRS, conhecer o funcionamento e organização dos centros de materiais e esterilização das Unidades Básicas de Saúde, suporte para as vigilâncias sanitárias (VISAS) municipais para planejamento de inspeções, reinspeções, monitoramento e medidas necessárias para melhoria da qualidade do serviço prestado.

Foram objetos de discussão o diagnóstico situacional das Centrais de Esterilização das Unidades de Saúde Públicas, segurança do paciente, inspeção em salas de vacinas – Vigilância sanitária e epidemiológica, preenchimento do Roteiro Objetivo de Inspeção de salas de vacina.“A reunião permite reforçar o papel da Vigilância Sanitária nas ações de Segurança do Paciente, tendo como foco principal a Atenção Primária à Saúde, além da melhoria nas ações desenvolvidas e padronização das inspeções sanitárias”, destacou a referência técnica do Núcleo de Vigilância Sanitária( NUVISA) da SRS, Aparecida Maria Mendes.

Créditos: Otávio Coutinho

A reunião teve ainda como meta a capacitação em salas de vacinas para melhoria do processo de inspeção sanitária em Serviços de Saúde e de Interesse para Saúde por meio do Projeto Nacional de Harmonização das Ações de Inspeção Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Uma das iniciativas é o Roteiro Objetivo de Inspeção (ROI), que será apresentado/preenchido/discutido com os participantes.

O Encontro foi organizado e ministrado pelas referência técnica da Vigilância Sanitária, Ana Carolina Portugal Gonçalves, Aparecida Maria Mendes, Bárbara Karina Vieira e pelas referências técnicas da Vigilância Epidemiológica, Irene Podversek Reis eLeila Dayana do Amaral Freitas e contou com a presença dos fiscais sanitários dos 53 municipios da área de abrangência as SRS.

Por Otávio Coutinho

Enviar para impressão