Nos últimos meses, o município de Januária apresentou um elevado índice de notificações para arboviroses, o que levou a intensificação do monitoramento e o desenvolvimento de diversas ações no município em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), por intermédio da GRS Januária, no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Entre essas ações está o envio da  Força Estadual para Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, solicitada pelo município.

Força Estadual - Divulgação

Composta por 15 agentes escolhidos entre os servidores de diversas regionais de saúde do estado e do nível central, a Força Estadual atua em quatro eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, comunicação e mobilização. A equipe que está na cidade desde da  segunda semana de fevereiro fica na cidade até o dia 16/2. O intuito desse reforço é realizar visitas domiciliares para tratamento focal, conscientização e mobilização da população no controle e redução do vetor, com a remoção de possíveis criadouros para o mosquito, além das capacitações e reuniões de alinhamento.

O primeiro bairro que foi visitado pelos agentes foi o Alvorada, com 36 quarteirões, nos dias 07 a 11/2, depois Vila Verde, no dia 10 e 11/2, com 12 quarteirões, no dia 11 e 13/2 foi a vez do bairro São Domingos, e por último será realizado no bairro Beira Rio iniciado no dia 13/2 com previsão de finalização no dia 16/2.

Conforme informações do coordenador dos agentes da Força Estadual no combate às Arboviroses (SES-MG), Valtemir Pinheiro Leal, os bairros são selecionados de acordo com o alto índice de notificações, dentre outros requisitos.

Leal informou ainda que o objetivo é eliminar todos os possíveis criadouros que possam vir a ser foco para o mosquito, nos locais em que a equipe passar, sendo que o trabalho deve ser continuado pelos agentes do município nas demais localidades da cidade “ainda existem muitos lotes baldios no município, sendo usados como lixões, ajudando a criação de muitos criadouros para o aedes”.

Os agentes de endemias do município estão acompanhando os agentes estaduais nos trabalhos e conforme informações da Agente Comunitária de Endemias (ACE), Gislene Ferreira de Almeida “está sendo uma experiência muito proveitosa, acompanhar o serviço de campo desses agentes, a forma de trabalhar, o uso de equipamentos como a Zagaia (lança para espetar os objetos inservíveis), ajuda muito no aprendizado“.

Focado na tarefa, Leal acredita que o objetivo está sendo alcançado, mas relata que a população é a grande aliada nessa tarefa. Nas palavras do morador, Demetrio Alves de Araújo: “O ente público, estado e município, destaca os funcionários para realizarem o serviço, mas se cada um não fizer a sua parte em suas casas não irá resolver o serviço realizado. Essa ação é excelente e necessária.”

Atividades

No dia 8/01,  aconteceu uma capacitação pela equipe da Força Estadual Elizabeth Regina Carlos  Franqueira, Adriana Soares, Katia Pereira e Dionísio Pacelli Costa, com a presença dos servidores da GRS Januária, Leonardo Amaral, Nayra Duarte, Ana Luiza Carvalho Reis, Leidiane Carvalho Santos,  Antônio Hermes, Emmanuel Rodrigues, Gisleide de Oliveira Rodrigues, José Luiz da Rocha Carneiro, Marcus Orestes Monteiro aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Januária.

Os objetivos apresentados e destacados pela Força Estadual, dentre outros, foram de organização das ações de prevenção e controle das arboviroses; promoção de capacitação para assistência adequada ao paciente; aprimoramento a vigilância epidemiológica, garantindo notificação, investigação dos casos e monitoramento dos sorotipos virais de forma oportuna; definição de estratégias para redução da força de transmissão da doença, por meio do controle do vetor e de seus criadouros; apoio a capacitação dos profissionais de saúde e dos gestores; sistematização das atividades de mobilização e comunicação; aprimoramento da análise de situação epidemiológica e de organização da rede de atenção para orientar a tomada de decisão; fortalecimento de articulação das diferentes áreas e serviços, visando à integralidade das ações para enfrentamento das arboviroses; reforço nas ações de articulação intersetorial em todas as esferas de gestão.

Já no dia 10/2, houve reunião para alinhamento das ações em combate às arboviroses desenvolvidas no município de Januária, com avaliação preliminar pela Força Estadual e regional e  alinhamento com todos os municípios de abrangência da GRS de Januária.

A referência técnica de arboviroses da GRS de Januária, Marcus Orestes, enfatizou que durante o último trimestre, realizou visita a vários municípios, realizando treinamento de supervisão de arboviroses e orientação aos agentes de endemias  “a força Estadual é muito importante nesse momento em que se encontra o município de Januária, onde deve-se intensificar as ações, tendo em vista que as que vinham sendo realizadas não foram suficientes para conter a proliferação da doença. A participação da população nesse combate se torna imprescindível”, finalizou.

Por Giuliana Dias

Enviar para impressão