A Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promoveu uma reunião com as referências técnicas de assistência farmacêutica dos municípios para alinhar o Programa de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF) e a montagem de processos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) pelas farmácias municipais. A reunião foi realizada no auditório da SRS Passos na terça-feira, 26 de abril, e contou com a participação de 30 profissionais do setor.

Reunião da CAF com farmacêuticos dos municípios - Foto: CAF/SRS Passos

Quanto ao PDCEAF, a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SRS Passos, Andrea Reis Pereira, fez uma explanação aos farmacêuticos sobre o andamento dos processos dos municípios aderidos e convidou os demais municípios a se habilitarem para a adesão no terceiro ciclo, que será aberto pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em maio.

Dos municípios habilitados no primeiro ciclo do PDCEAF, Piumhi e São Tomás de Aquino estão com seus processos concluídos, com suas equipes capacitadas para fazerem a dispensação no Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF), e devem receber os medicamentos nos próximos dias para fazerem a entrega diretamente aos usuários locais.

São Sebastião do Paraíso está com a capacitação de sua equipe agendada e os demais municípios – Capitólio, Cássia, Monte Santo de Minas, Passos e São João Batista do Glória – estão providenciando as adequações necessárias para iniciar as atividades.

Habilitaram-se no segundo ciclo os municípios de Claraval, Jacuí, São José da Barra e Alpinópolis, e demonstraram interesse na descentralização Doresópolis, Guapé e Ibiraci. “A SES-MG vai abrir o terceiro ciclo de habilitação ao PDCEAF em maio e novas adesões poderão ocorrer neste ano. Em março foi publicada uma nova resolução com recursos para investimento nas farmácias dos municípios que aderirem ao programa”, disse a coordenadora da Assistência Farmacêutica (CAF) Andrea Reis. “A reunião de alinhamento foi muito proveitosa, os profissionais demonstraram muito interesse, houve uma troca de experiências e um impacto positivo quanto aos assuntos abordados”, disse Andrea.

Outra pauta da reunião havia sido proposta pelos gestores de saúde de alguns municípios, que solicitaram uma capacitação para os profissionais das farmácias municipais quanto à montagem correta dos processos do CEAF, visando agilizar o atendimento ao usuário.

A capacitação consistiu no esclarecimento sobre a importância da triagem de documentos e outros dados dos pacientes, para que não faltem informações necessárias para a conclusão do processo.

“As atividades da Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde e dos municípios impactam entre si, portanto, precisam estar alinhadas para não haver falhas na montagem dos processos de solicitação de medicamentos do CEAF”, disse a coordenadora. “E, no final das contas, quem ganha são os usuários, que terão o acesso mais rápido aos medicamentos. Um profissional qualificado, desempenha melhor suas atividades”, acrescentou.

Por Enio Modesto

Enviar para impressão