A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira inicia, na próxima segunda-feira 7/2, a distribuição de 3.380 doses de vacina da Pfizer pediátrica e 6.014 doses de Coronavac para crianças, ambas para aplicação da primeira dose (D1). Esta é a 5ª remessa de imunizantes pediátricos para covid-19 enviada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

08-02-22-itabira

Os 24 municípios que compõem as microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade – e que pertencem à GRS Itabira – já têm garantidos imunizantes para a primeira dose (D1) de 32,31% das crianças do território, que segundo projeção da Fundação João Pinheiro, possui 17.998 crianças de 5 a 11 anos. 

O Núcleo de Imunização da GRS Itabira já recebeu cerca de 8.260 doses da Pfizer pediátrica para aplicação da primeira dose (D1) e 8.060 doses da Coronavac destinadas para primeira (D1) e segunda dose (D2). Isso é suficiente para iniciar a vacinação de 12.290 mil crianças, segundo Juliana Porto Penna, referência técnica de Imunização da GRS Itabira.

Ainda de acordo com o Núcleo de Imunização da GRS Itabira, segundo a nota técnica da SES-MG e de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a vacina pediátrica da Pfizer é diferente da aplicada em adultos. A dose para crianças é menor, com 0,2 ml, e tem intervalo de 8 semanas entra as doses (D1 e D2). No caso da Coronavac, a dose e a fórmula utilizadas em crianças e adultos são as mesmas, e o intervalo entre a D1 e a D2 é de 4 semanas.

08-02-22-itabira2

A nota técnica do governo estadual, afirma também que a vacina contra a covid-19 não deve ser administrada junto a outras vacinas previstas no calendário infantil do Plano Nacional de Imunização (PNI), sendo recomendado um intervalo de 15 dias para aplicação, por precaução.

Por Flávio A. R. Samuel

Enviar para impressão