Em menos de 24 horas, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina distribuiu todas as primeiras doses da vacina contra a covid-19 aos 34 municípios que compõem a regional. A operação logística de transporte, que contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG), foi iniciada na tarde da última terça-feira (19/1), após o recebimento da primeira remessa de vacinas – no total de 6.320 doses encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG) –, e transportada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais por via aérea.

Segundo nota divulgada pela SES-MG, as doses foram distribuídas aos municípios mineiros conforme critérios do Programa Nacional de Imunização (PNl), coordenação competente dentro do Ministério da Saúde (MS), a quem é atribuída a definição dos grupos prioritários.

Crédito: Ricardo Maciel

A quantidade de doses para cada município foi feita de acordo com os dados alimentados pelos gestores municipais, nos sistemas de informações federais. São eles: Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), Cadastro Nacional da Assistência Social (CadSUAS) e o Departamento de Saúde Indígena (Desai).

Diamantina foi o primeiro município da regional a dar início à campanha de vacinação, sendo a primeira pessoa a ser vacinada: a técnica de enfermagem, Adméia Aparecida Lopes, 39 anos, que trabalha na Santa Casa de Caridade de Diamantina. Méia, como é mais conhecida, está na linha de frente da covid-19 desde quando surgiu o primeiro caso de infecção na região.

De acordo com a superintendente da SRS/ Diamantina, Cleya Santana da Silva Cruz, a operação de distribuição ocorreu de forma ágil, segura e sem intercorrências: “Através do empenho de toda a equipe da regional, juntamente com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Diamantina, foi possível realizar um trabalho de excelência, o que garantiu um entrega rápida e segura das vacinas. Agradeço a todos os envolvidos nessa nobre missão. Em breve novas remessas serão repassadas aos municípios para que mais pessoas possam ser imunizadas em nosso território”, comemorou.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão