Ao todo 15 municípios que pertencem à área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina participaram de uma videoconferência promovida pela regional para a capacitação dos profissionais responsáveis pela Saúde Bucal. Durante o encontro, realizado no dia 12/8, a equipe de Atenção à Saúde apresentou a nota técnica nº67/2020 e nº68/2020, emitidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) Minas Covid-19.

Crédito: Gustavo Santos Ribeiro

A nota técnica nº 67/2020 aborda o uso das tecnologias nas práticas odontológicas nos serviços de saúde bucal do SUS/MG, durante e pós-pandemia da Covid-19. O documento esclarece como funciona a teleodontologia, possibilidade que permitirá aos profissionais a realização do telemonitoramento que consiste no acompanhamento à distância dos pacientes que estejam em tratamento ou no intervalo entre consultas. Outro serviço abordado na nota é a teleorientação que tem como objetivo único e exclusivo identificar, através da realização de questionário pré-clínico, o melhor momento para a realização do atendimento presencial. Essa abordagem também possibilita a realização do acolhimento, triagem, escuta inicial, esclarecimento de dúvidas e realização de atividades educativas individuais e coletivas.

A outra nota técnica nº 68/2020 traz orientações para o atendimento odontológico no cenário do enfrentamento da Covid-19 e tem como objetivo coordenar as ações das equipes de saúde bucal para avaliação e definição dos procedimentos e fluxos para o atendimento. O texto aborda as recomendações das autoridades de saúde pública nacional e locais, além dos órgãos competentes. Além disso, trata das melhores evidências científicas e boas práticas de funcionamento dos serviços, principalmente, relacionadas à garantia da continuidade do cuidado, prevenção e controle de infecção nos serviços odontológicos.

A referência técnica em saúde bucal da GRS Leopoldina, Juliane Peres Pereira Veiga, explica a importância do encontro: “Diante da necessidade do estado de Minas Gerais em ampliar o entendimento das práticas odontológicas, foi proposto aos municípios que se reorganizem em relação ao serviços de atendimento da saúde bucal, visando a realização dos atendimentos com os devidos cuidados necessários, principalmente, em tempos de pandemia da Covid-19”, comentou.

Juliane Veiga também pontuou sobre a necessidade dos municípios se articularem para elaboração de um plano de atendimento à população: “Foi solicitado aos municípios a elaboração de um Plano Municipal para a reorganização de Serviços de Saúde Bucal do SUS/MG em tempos da Covid-19, que deverá ser construído em parceria com a equipe de saúde bucal, o coordenador de Atenção Primária à Saúde (APS) e a vigilância sanitária municipal. O plano deve ser divido em três eixos, sendo eles: estrutura, profissionais e necessidades; atendimentos de urgência e inadiáveis”, finalizou.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da Resolução CFO nº 226 de 4 de junho de 2020, regulamentou a teleodontologia no Brasil, mas ainda permanece expressamente vedado o exercício da odontologia à distância, mediado por tecnologias, para fins de consulta, diagnóstico, prescrição e elaboração de plano de tratamento odontológico.

Por Gustavo Santos Ribeiro

Enviar para impressão