A Gerência Regional de Saúde de Itabira, por meio de ação conjunta entre os núcleos de Vigilância em Saúde - Epidemiologia e Vigilância Sanitária-,  Atenção à Saúde, Redes Assistenciais, Assistência Farmacêutica, Assessoria de Governança (AGR) e a diretoria da Regional realizou,  nesta segunda-feira, (11/05) uma reunião técnica para atualização de informações sobre a contenção da pandemia do novo coronavírus - COVID-19.

O encontro virtual ocorreu por videoconferência e contou com a presença dos  coordenadores e equipe técnica  da Gerência Regional, coordenado pela diretoria Maria Aparecida de Oliveira e Maurício Geraldo Marques, da coordenadoria de Regulação.

Crédito: Darliéte Martins

Na ocasião foram apresentados documentos oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, além do atual cenário epidemiológico da região de saúde pelo coordenador Marcelo Barbosa Motta, bem como atualização técnica dos protocolos de Infecção Humana pelo COVID-19, com as definições dos casos operacionais,  notificação dos casos e fluxos de atendimento na rede de pacientes que testaram positivamente para o coronavírus e sindrome respiratória aguda grave (SRAG).

A partir da 12ª semana epidemiológica (15/03/20) foram registrados na região 82 internações por síndrome respiratória, e acredita-se que com a chegada do frio esses números tendem a aumentar consideravelmente, disse Marcelo Motta ao comentar que, “nos meses de maio a junho  teremos internações ainda maiores,  por suspeitas de contaminação pelo coronavírus e pela  síndrome gripal – H1N1”, observou Motta.

Durante a videoconferência, os técnicos atentaram para a necessidade de orientar aos municípios sobre a importância da atualização dos Planos Municipais de Enfrentamento da COVID-19, sobre a Lei 23.636, de 17/04/2020,  que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em determinados estabelecimentos e, ainda,  sobre a importância da padronização das informações nos boletins municipais e registros de casos no e-SUS.

A gerente de Saúde de Itabira, Maria Aparecida de Oliveira, reforçou o compromisso e a missão da instituição de atuar como um ponto de apoio permanente e de referência para as equipes municipais que compõem a região de saúde formada pelas microrregiões de Guanhães, João Monlevade e Itabira. “Quero convocar os gestores e profissionais de saúde, bem como a equipe da Regional de Saúde  para trabalharmos juntos a atualização de informações relacionadas aos protocolos, notas técnicas, fluxos assistenciais, comunicados e outras orientações publicadas  de forma a promover o  alinhamento de informações e ações de controle, bem como sobre a Deliberação do Comitê Extraordinario Covid-19 de nº 17, de 22 de março de 2020,   que organiza a rede em ondas, flexibiliza e fortalece  a execução do Plano Macroregional de enfretamento ao COVID-19 e propõe medidas de contingenciamento da doença”,  observou Aparecida.

“Temos um importante papel na região, o de aglutinar e desenvolver ações em conjunto com os municípios de comum acordo com o COES-Minas, instância estadual responsável pelo monitoramento, o estudo dos casos que estamos gerando, atuando no processo de monitoramento para a tomada de decisões frente à pandemia. O papel da sala de situação regional é importantíssimo para garantir diariamente a atualização do diagnóstico regional e o subsídio de  medidas de contenção ao agravo nos municípios sob nossa gerência. De igual importância é a qualificação constante dos dados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), disse a gerente de Itabira.

Programa Minas Consciente

O programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” objetiva orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios mineiros.

A proposta criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população. 

O Minas Consciente foi baseado em informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo coronavírus.

Neste sentido, o programa agrega dados econômicos, mas principalmente dados de saúde pública para orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente, setorizando as  atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada região do estado e a taxa de evolução da Covid-19.

Por meio do programa será possível acompanhar em qual onda cada segmento está situado, os informes epidemiológicos do Coronavírus divulgados, diariamente, pela SES e a distribuição dos casos de Covid-19 pelo estado. As ondas foram criadas através de dados estaduais. De forma responsável, o gestor local poderá adaptar sua tomada de decisão à realidade econômica local, desde que devidamente justificado.

Monitoramento adequado é essencial

O monitoramento dos casos leves e de processos qualificados de definição de casos,  o encaminhamento de pacientes com casos graves na rede e manejo clínico adequado, otimizando a utilização de tecnologias leves e densas, como recursos diagnósticos e propedêuticos disponíveis são ações de enfrentamento à Sindrome Gripal e ao coronavírus discutidas nesta reunião. As análises dos planos de contingência  são documentos  que esclarecem a situação real dos municípios, o número de leitos ambulatoriais e de unidade de Terapia Intensiva (UTI)  ideal  e necessários para cada região, além das ações de controle e prevenção da pandemia.

Uma próxima reunião já está agendada para amanhã, 12/05, quando será discutida a Deliberação nº17/20 – Minas Consciente, destinada a conduzir possíveis flexibilizações nas medidas de isolamento social nos municípios mineiros. Esta discussão  será apresentada e debatida  posteriormente em reunião conjunta com as 27 cidades que integram a Regional de Saúde de Itabira, e nessa ocasião, por videoconferência, os gestores municipais terão a possibilidade de relatar suas dúvidas e registrar as necessidades de alinhamento em relação à proposta do governo do Estado.

Por Darliéte Martins

Enviar para impressão