O projeto “Assistência aos pacientes com lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico no serviço de oncologia do Hospital da Santa Casa de Alfenas” foi selecionado como finalista na iniciativa Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente. Figurando entre os setes finalistas, o projeto executado em Alfenas, é fruto da dedicação e experiência em odontologia hospitalar no município, figurando como único de Minas Gerais do gênero entre os finalistas.  

Fachada da oncologia da Santa Casa de Alfenas / Crédito: Thayane Viana

Em julho de 2022 foram abertas as inscrições, essa iniciativa foi lançada pelo Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para aprofundar o conhecimento sobre práticas adotadas no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro em Teleodontologia, Odontologia Hospitalar e Centros de Especialidades Odontológicas e Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, por meio da referência de saúde bucal da Coordenação de Atenção à Saúde, realizou uma ampla divulgação aos 24 municípios de sua área de abrangência do edital.

Ao todo, o Laboratório de Inovação recebeu 102 relatos de práticas provenientes de todas as regiões brasileiras. Deste total, 90 experiências foram aprovadas pela comissão de especialistas para compor o mosaico de boas práticas e, entre elas, sete foram selecionadas como experiências inovadoras. No dia 18/10/2022 saiu o resultado da classificação das sete experiências do Laboratório de Inovação, o projeto com o tema Odontologia Hospitalar, “Assistência aos pacientes com lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico no serviço de oncologia do Hospital da Santa Casa de Alfenas”, ficou entre os sete projetos selecionados do país e o único de Minas Gerais.

Segundo a referência técnica da Rede de Atenção em Saúde Bucal da SRS Alfenas, Heron Ataíde Martins, “O objetivo principal do projeto foi integrar o cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar da equipe hospitalar e oncológica no Serviço de Oncologia do Hospital da Santa Casa de Alfenas. Nos orgulhamos e parabenizamos a equipe técnica, que atua no projeto, envolvendo professores pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas, além de discentes de iniciação científica e pós-graduação. Por meio deste projeto, o serviço conseguiu disponibilizar mais uma estratégia de tratamento gratuita e de qualidade, até então indisponível em Alfenas e região, o que beneficia todos os pacientes da rede de atenção afetados por esses efeitos colaterais agudos e crônicos do tratamento antineoplásico, trazendo mais qualidade de vida. Este reconhecimento não é apenas da instituição, da universidade, do município ou dos competentes profissionais que a conduziram, mas sim do potencial da atuação do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais, quando temos profissionais qualificados e adesão da administração hospitalar e/ou município, podendo inclusive ser replicado em outras localidades”, destaca Martins.

As experiências serão reconhecidas publicamente como inovadoras pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, em seminário a ser realizado em dezembro com participação em lives, além de receber visitas técnicas in loco para sistematização do conhecimento. A visita a Alfenas ainda não tem data agendada.

 

 

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Enviar para impressão