Nesta segunda-feira, dia 13/05, começaram na Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG), em Belo Horizonte, as aulas da 12ª turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) Fundamental, em Minas Gerais. Essa turma é uma oferta do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e é composta por alunos e alunas trabalhadores do SUS das esferas estadual e municipal de saúde.

Crédito: Rafael Mendes

Participaram da abertura oficial do treinamento, na ESP-MG, a técnica do Ministério da Saúde, Tanna Morales, que é o ponto focal do Episus Fundamental em Minas e uma das condutoras do curso; a representante da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG, Flávia Cruzeiro, médica e técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) e representando a ESP-MG, a Superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde, Patrícia de Oliveira.

A ação educacional do EpiSUS é formatada em uma metodologia específica oferecida pelo Ministério da Saúde, o Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo (Field Epidemiology Training Program – FETP), que tem um foco predominantemente prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação profissional. Já o objetivo geral é qualificar trabalhadoras e trabalhadores do SUS que atuem direta ou indiretamente nos diferentes setores da Vigilância e da Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde, visando fortalecer os Sistemas de Vigilância em saúde nas suas esferas municipais e macrorregional.

Conforme destaca o Subsecretário de Vigilância em Saúde, da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, esse treinamento será muito importante “para dotarmos nossos profissionais de conhecimentos cada vez mais atuais na detecção de doenças, agravos e eventos de saúde pública de importância municipal, estadual, nacional ou até mesmo internacional. O que buscamos com isso é aprimorar o entendimento acerca dos agravos que por ventura ocorram em nosso estado e oferecer as respostas cada vez mais adequadas à nossa população”, complementa.

Sobre o treinamento

O EpiSUS é um Programa de Treinamento da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde que foi implementado no ano 2000. Atualmente existem três níveis do Programa: Fundamental, Intermediário e Avançado.

O curso do EpiSUS Fundamental que está ocorrendo em Minas terá duração de 3 meses, sendo distribuído em três oficinas presenciais, com duração de uma semana para cada oficina. Durante o curso, os profissionais permanecem nos seus postos de trabalho, onde desenvolvem produtos voltados para o interesse do serviço (sob a supervisão e orientação de tutores), com o objetivo de praticar, implementar e consolidar o que aprenderam.

Esses produtos incluem a elaboração de relatórios com tabelas e gráficos dos dados de vigilância; a condução do monitoramento, avaliação e visitas para retroalimentação a alguma unidade notificadora local; a elaboração da análise de um problema de saúde; e a participação ativa na análise de investigações de caso ou de surto, se houver (durante o período do curso) no território local.

A técnica do CIEVS Minas, Flávia Cruzeiro, informa que neste treinamento serão capacitados 22 treinandos (alunas e alunos) e 14 tutores. A turma está formada por profissionais que atuam na “linha de frente” das áreas de Vigilância em Saúde (incluindo Laboratório de Saúde Pública) ou da Atenção à Saúde. Flávia Cruzeiro também destaca a relevância da formação destes profissionais, que poderão também replicar o conhecimento em seus territórios, tendo em vista que há pessoas de algumas regionais do estado, como de Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Uberaba, por exemplo.

A técnica do Ministério da Saúde e ponto focal do EpiSUS, Tanna Morales explica que o curso tem como uma de suas principais características ser bastante prático e em sintonia com a realidade do trabalho dos profissionais. Segundo ela, cerca de 60% do conteúdo do curso, será prático. O estudo de caso, por exemplo, que será trabalhado no treinamento, será sobre a dengue, tendo em vista o atual cenário epidemiológico da doença no país e em Minas Gerais. Tanna Morales também comenta que parceria do Ministério da Saúde com a SES-MG para o EpiSUS foi estabelecida em 2017.

Ofertas futuras

De acordo com a Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.589, de 21 de fevereiro de 2024, foi aprovada a implantação do EpiSUS-Fundamental, no âmbito de Minas Gerais, para os anos de 2024 a 2026. Então, ao longo deste período, além desta turma que está acontecendo, serão realizadas 16 turmas com 27 alunos cada, totalizando 432 vagas as serem distribuídas entre as várias macrorregiões de Saúde do Estado, por meio de uma parceria entre a SES-MG e ESP-MG.

A ESP-MG será responsável por organizar e conduzir as ações necessárias para o desenvolvimento das turmas, além da certificação dos alunos concluintes. A SES/MG custeará as despesas da ação educacional e também o deslocamento e as diárias dos servidores estaduais. E ficará a cargo das Secretarias Municipais de Saúde a liberação dos alunos trabalhadores para participação nas atividades e o custeio das diárias.

Por Vívian Campos (ASCOM ESP-MG)

Enviar para impressão