Moradores de 27 cidades da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira puderam atualizar seus cartões de vacinação no sábado, 13/4. A ação faz parte da estratégia Vacina Mais Minas, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Alguns municípios da região tiveram datas diferentes, como é o caso de Bela Vista de Minas e Santo Antônio do Rio Abaixo, que adiantaram suas atividades e realizaram o Dia D um sábado antes, dia 6/4.  Os municípios de Itabira e Santa Bárbara, que realizarão o Dia D, um sábado depois, no dia 20/4.

Para evitar doenças preveníveis com vacinas, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), doses de imunizantes que devem ser administradas no momento certo para o público-alvo. As vacinas garantem a saúde de forma individual e coletiva, diminuindo a ocorrência de várias doenças e garantindo que outras, que estavam controladas ou erradicadas, voltem a adoecer a população.

De acordo com Aline Graziele Fernandes Martins da Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Itabira, a imunização é importante e previne contra os vírus respiratórios que geralmente começam a circular de maio a julho. Mas, segundo a coordenadora, foi observada uma antecipação da circulação viral, e a estratégia do Ministério da Saúde de antecipar a campanha foi muito importante para que a população esteja protegida antes do período sazonal. “O Dia D é uma excelente oportunidade para que os grupos prioritários compareçam às unidades de vacinação, inclusive para os pais que trabalham em horário comercial, por exemplo, e não conseguem levar os filhos para vacinar durante a semana”, destacou Aline.

A referência técnica em Imunização da GRS, Marcella Cristina Silva Braga, disse que “o objetivo é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza”, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Os grupos prioritários são crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, e povos indígenas.

A campanha segue até o dia 31 de maio em todo o estado. A vacina oferecida na rede pública de saúde previne contra os principais vírus da gripe, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. “No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a importância de se vacinar o quanto antes”, explicou Marcella.

Dia D em João Monlevade

Em João Monlevade, o Dia D de imunização ofereceu apenas a vacina contra a gripe, e foram aplicadas 693 doses de vacinas. A meta é vacinar 90% das pessoas de cada grupo prioritário o quanto antes.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde do município de João Monlevade, Viviane Ambrósio, o Dia D foi uma estratégia muito importante, mas o imunizante continuará disponível para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e seguirá até o dia 31/5 em todas as unidades básicas de Saúde (UBS) do município.

A coordenadora disse que a expectativa é aplicar pelo menos mil doses da vacina, usando sempre estratégias que incluem desde a abertura de unidades de saúde nos finais de semana, como é o caso do “Dia D”, até a vacinação em pontos estratégicos do município, como escolas e supermercados.

A secretária municipal de Saúde de João Monlevade, Raquel Drumond, salientou a importância da vacina e convocou a população para se imunizar. Segundo a secretária, o pico da doença ocorre no inverno, entre os meses de julho e agosto, daí a importância da população já estar vacinada antes desse período. “É fundamental que as pessoas se vacinem o mais rápido possível, e antes da chegada do frio para reduzir o número de casos e óbitos por gripe”, destacou Raquel.

Acamados

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, promoveu, no sábado, 6/4, a vacinação de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção. Por meio das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) o município vacinou 116 pacientes entre acamados e domiciliados (pacientes que não são acamados, mas apresentam dificuldades de locomoção).

Dia D em Itabira

Em Itabira o calendário será um pouco diferente. O Dia D de imunização será realizado no sábado, dia 20/4, em todas as 26 unidades básicas de Saúde (UBS) do município e vacinação extra muro nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) no período 15 a 19/4, no horário de 8h às 16h.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ariana Gabriela Ribeira Duarte, da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, ressaltou que a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe. “O objetivo é reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus”, disse Ariana.

Ainda de acordo com a diretora, a meta do município é vacinar, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza. “Acreditamos que a vacinação extramuro é a estratégia mais eficaz nesse momento de recusa vacinal. Já nos primeiros dias da campanha começamos com essas ações”, finalizou Ariana.

Panorama da cobertura vacinal

Até o dia 14/4, a vacinação contra a gripe alcançou 23,67% do público-alvo nos municípios da região de saúde da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, com 38.512 doses aplicadas. Com a mobilização social do Dia D de imunização e a vacinação extramuros, além da mobilização realizada no período de 8 a 12/4, especialmente em escolas, a expectativa é de que esse número dobre - os municípios ainda estão lançando os dados no sistema. A GRS Itabira já distribuiu 86.740 mil doses da vacina aos municípios, o que representa 43,15% do público-alvo.

Mais informações em:https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas

Por Flávio A. R. Samuel