Quando o assunto é saúde, a prevenção é uma das medidas mais importantes para preservar a saúde da população de forma individual e coletiva. Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13/4, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais Minas. A ação foi realizada por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas com 13 secretarias municipais de saúde da área de atuação da regional.

A vacinação minimiza o risco de adoecimento, além de reduzir as chances de evolução de doenças para quadros graves que necessitam de internação e podem levar o paciente ao óbito. Na ação de mobilização do Dia D, foram disponibilizados à população todas as vacinas de rotina e de campanhas que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), possibilitando a atualização do cartão de vacinação para aqueles que perderam alguma dose de vacina

De acordo com os protocolos e público-alvo de cada imunizante, em Patos de Minas, cidade sede da Superintendência ou Gerência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, foram aplicadas 2.244 doses de vacinas, sendo que 1.528 doses foram da campanha de influenza, 447 doses de bivalente e 269 doses rotina.

Durante o Dia D de imunização em Patos, a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, enfatizou a relevância da imunização ser abrangente para a população. Tanto nas regiões urbanas quanto rurais, a mobilização foi intensa, refletindo o compromisso coletivo com a saúde pública.

Ana Carolina ressaltou que completar o cartão de vacinação é uma das medidas mais eficazes no controle de doenças, prevenindo complicações e agravamentos. Além da covid-19, ela lembrou a importância de proteger-se contra outras enfermidades, como a influenza (gripe), especialmente diante da iminência dos meses frios.

"É fundamental que todas as faixas etárias, desde as crianças até os idosos, cumpram com o preenchimento do cartão de vacinação. Esta é a maneira mais eficaz de preservar vidas e garantir a saúde de nossa comunidade", destacou a secretária de Saúde de Patos de Minas.

Nas 13 cidades da área de abrangência da regional que participaram do Dia D de imunização foram aplicadas mais de 5 mil doses de imunizantes.

Maíra Lemos de Castro, Superintende Regional de Saúde de Patos de Minas, ressalta que a campanha de vacinação acontecerá até 31/5, incentivando o engajamento e a cooperação de cada indivíduo para alcançar os objetivos de saúde pública, visando proteger a comunidade de forma eficaz.

Segundo a superintendente, a presença do público-alvo prioritário, composto por crianças de seis meses a seis anos, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde, é crucial para o sucesso de nossa campanha de vacinação. “Além de receber a imunização necessária, esta é uma oportunidade valiosa para atualizar o cartão de vacinação, garantindo uma proteção abrangente contra diversas doenças”, disse.

Com o Vacina Mais Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais fortalece a estratégia de vacinação durante todo o ano para ampliação da cobertura vacinal.

Cenário da cobertura vacinal
Até a realização do Dia D de vacinação em 13/4, a cobertura vacinal da campanha contra a influenza na regional de Patos de Minas estava em 23%. Após essa data, com dados atualizados em 15 de abril, a cobertura vacinal aumentou para aproximadamente 26%. No município de Patos de Minas, especificamente, a cobertura vacinal da campanha atingiu 25,5%.

Analisando as vacinas de rotina administradas nos municípios pertencentes à Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, durante o ano de 2024, observamos que os municípios com maior cobertura vacinal são Arapuá, Brasilândia de Minas e Guimarânia. Entre essas vacinas, a menor cobertura vacinal foi registrada para a hepatite B, enquanto a maior cobertura vacinal foi para a febre amarela. Esses dados refletem o comprometimento dos municípios em garantir a proteção da população contra uma variedade de doenças infecciosas através da vacinação.

Por Pedro Lucas

Enviar para impressão