O Laboratório de Diagnóstico Molecular (LabMol) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) inicia nesta segunda-feira, 18/3, os testes para identificar os vírus da dengue, zika e chikungunya.

Durante a “Oficina Macrorregional Sobre Manejo Clínico das Arboviroses”, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em Varginha, em 12/3, Bruno Del Bianco Borges, biomédico e professor adjunto do departamento de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA explicou aos médicos, enfermeiros e gestores presentes como será feita a análise laboratorial das arboviroses na unidade.

Reunião de orientação aos municípios realizada pela SRS Varginha

Bruno Borges ressaltou que o teste realizado pelo LabMol é o RT-PCR, diferente dos testes executados em hospitais, por exemplo. Ele detecta o vírus no sangue do paciente já nos primeiros dias de sintomas da doença. “Nossas análises vão identificar também qual sorotipo de vírus da dengue está mais prevalente em nossa região, o que irá contribuir com o controle epidemiológico da doença e subsidiar as secretarias municipais de saúde com informações importantes nesse enfrentamento da epidemia”, disse.

O laboratório fará análises de amostras provenientes das secretarias municipais de saúde dos 50 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, correspondendo a toda a macrorregião de saúde Sul.

Monique Borsato, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha, afirmou que a possibilidade de realização de exames de biologia molecular que são padrão ouro na identificação destas doenças e em um laboratório dentro do território de abrangência da SRS Varginha certamente irá fortalecer as ações de vigilância em saúde no território.

Na última quinta-feira, 14/3, foi realizada uma reunião virtual com os coordenadores e técnicos de vigilância epidemiológica de todos os municípios da macrorregião de saúde sul, esclarecendo os fluxos de coleta, armazenamento e envio das amostras para Lavras.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha disse que a possibilidade do Laboratório de Diagnóstico Molecular (LabMol) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) fazer os testes para identificar os vírus da dengue, zika e chikungunya vai ajudar a dar mais rapidez nas análises e diminuir a demanda de exames enviados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Minas.

Fachada do laboratório apresentada por Bruno Borges no evento em Varginha

Credenciamento Estadual

A Resolução SES/MG Nº 7.797, de 21 de outubro de 2021, estabeleceu as diretrizes para o repasse de incentivo financeiro, em caráter excepcional, para o custeio de Centros Colaboradores (CC), visando fomentar a descentralização da vigilância laboratorial, por meio da habilitação e atuação em rede. O Laboratório da Ufla foi contemplado pelo recurso.

Em abril de 2022 parecer expedido pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/Funed) foi favorável à habilitação técnica da UFLA à Rede de Centros Colaboradores da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (RELSP/MG). Na ocasião ele passou a fazer análises da covid-19.

Já o parecer técnico expedido no último dia 12 de março pela Funed recomendou a habilitação do LabMol da UFLA para realização do diagnóstico molecular  de dengue, zika e chikungunya.

A atuação do laboratório, além de colaborar na detecção de novos casos de dengue, irá identificar por qual tipo de vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 ou DENV-4), ou ainda se o paciente está infectado com o vírus da zika ou chikungunya.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Enviar para impressão