Minas Gerais está enfrentando o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos 53 municípios da macrorregião de Saúde Leste do Sul, até o dia 20/3, foram registrados 12.392 casos prováveis de dengue, sendo 6.390 casos confirmados e um óbito. Em relação à chikungunya, foram registrados 1.073 casos prováveis da doença, sendo 393 casos confirmados e um óbito.

Diante do cenário das arboviroses em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Ponte Nova e Manhuaçu, promove, nos dias 25 e 26/3, de 9h às 16h, na sede social do Esporte Clube Palmeirense, em Ponte Nova, a oficina de “Qualificação em Arboviroses: Plano Municipal de Contingência e Manejo Clínico”.

No dia 25/3, a qualificação será sobre os planos de contingência municipais e terá como público-alvo: secretários municipais de Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, coordenadores de Assistência à Saúde e referências de Comunicação e Mobilização Social. A proposta é aumentar a efetividade das ações a serem realizadas pelas áreas envolvidas no combate às arboviroses.

No dia 26/3 a qualificação será direcionada a médicos e enfermeiros que atuam na assistência dos casos de arboviroses. O objetivo é ampliar a qualificação dos profissionais que atuam no atendimento dos pacientes suspeitos dessas doenças.

Cerca de 300 profissionais de saúde dos 53 municípios da macrorregião de Saúde Leste do Sul estarão presentes.

Haverá atendimento à imprensa no local após a abertura.

Serviço: SES-MG e Regionais de Saúde de Ponte Nova e Manhuaçu promovem qualificação em arboviroses: Planos Municipais de Contingência e Manejo Clínico
Data: 25/3 e 26/3
Horário: de 9h às 16h
Atendimento de imprensa: 8h30 (dia 25/3)