A vacinação é o meio mais eficaz para prevenir endemias e controlar doenças infecciosas. Visando o aumento das coberturas vacinais em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13/4, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais Minas. A ação foi realizada em parceria com a Gerência Regional de Saúde de (GRS) Januária e 22 municípios da área de atuação da regional.

No decorrer de toda semana, os municípios realizaram ações de mobilização nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como palestras, ações lúdicas e utilização de vacimóveis.

Para a diretora da Gerência Regional de Saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, a iniciativa da SES-MG e o envolvimento da GRS, em parceria com as secretarias municipais de saúde de 22 municípios, por meio do Vacina Mais Minas, fortalecem significativamente estratégia de imunização durante todo o ano para ampliação da cobertura vacinal.

Vacinação nas escolas
No período de 8 a 12/4 foi realizada a vacinação nas escolas na região. De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da GRS de Januária, foram aplicadas 12.175 doses de imunizantes, sendo que destas aplicações, 2.080 doses foram efetuadas no dia D (13/04), nas escolas dos 22 municípios da área de abrangência da Regional de Januária que aderiram ao Vacina Mais Minas, um momento oportuno para atualização dos cartões de vacinação deste público. Vale ressaltar que tais imunizantes fazem parte do Calendário Nacional de Imunização.

Por Gerência Regional de Saúde de Januária

Enviar para impressão