Os 39 municípios que compõem a Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH) realizaram no último sábado, 13/4, o Dia D de Vacinação. Foram aplicadas 69.614 doses de diversos imunizantes.

A mobilização da população ocorreu de diversas formas: palestras, vacimóveis, presença de Maria e Zé Gotinha, mutirão de informação, eventos nas escolas, entre outras. Com mais de 350 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas e o trabalho conjunto da Atenção Primária com a Imunização, o atendimento à população ocorreu em grande escala.

A superintendente da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH), Débora Tavares, ressalta a importância desse evento, que mais uma vez mostrou a força da mobilização do Sistema Único de Saúde (SUS). “A vacinação é uma estratégia coletiva e juntos vamos aumentar a nossa cobertura vacinal. As vacinas evitam casos graves de diversas doenças e protegem a população”, ressalta Tavares.

Município de abrangência da URS-BH, Ribeirão das Neves realizou o dia D da campanha de Vacinação contra influenza (gripe) em todas as 61 unidades de saúde e ainda contou com 4 postos volantes. A secretária-adjunta de Saúde de Ribeirão das Neves, Vanusa Pereira, ressalta a importância da ação. “Sabemos que a melhor maneira de controle de promoção da saúde é a prevenção. Vacina previne diversas doenças. Vacina salva vidas".

Calendário e Caderneta de Vacinação
Para saber quais vacinas estão disponíveis de acordo com a faixa etária, basta acessar o link https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas#calendario

Já a Cartão de Vacinação de Crianças está disponível nos links
Cartão da Criança: Menina