Na sexta-feira, 12 de abril, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora promoveu uma ação para mobilizar a população a comparecer em alguma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Juiz de Fora no sábado, 13/4.

Os servidores deixaram as salas e, juntos, foram para as ruas tentar conscientizar o máximo de pessoas a buscarem ser vacinadas. Além de usar uma faixa nos semáforos, que destacava o Dia D da estratégia Vacina Mais Minas, servidores abordaram pedestres e fizeram uma caminhada até o calçadão da rua Halfeld. A dupla Zé Gotinha e Maria Gotinha também participou da ação.

O superintendente Renan Guimarães de Oliveira, destacou a importância de servidores promoverem esse tipo de ação. “É um ato que faz parte da gente como servidor público cumprindo seu dever de mobilizar a sociedade”, disse.

Para que houvesse maior adesão das pessoas no dia D de vacinação no sábado, a mobilização da sexta-feira teve como objetivo chamar a atenção das pessoas para receberem imunizantes e atualizarem o cartão de vacinas. Além do município de Juiz de Fora, os outros 36 municípios do território aderiram ao Dia D, com ações realizadas, em sua maioria, no dia 13 de abril.

A referência técnica em imunização da SRS, Sandra Kilesse, falou da importância da vacinação e esclareceu que a vacina não causa gripe, apesar de muitas pessoas terem essa dúvida. “Qualquer agente introduzido no organismo pode ocasionar uma resposta imunológica devido ao componente da vacina, mas ela não causa a gripe, ela combate”, explicou Sandra Kilesse.

A ação ocorreu entre 8 e 11 horas da manhã e recebeu apoio de muitos populares. Moradora do município de Tocantins, a enfermeira Rosângela Machado, que estava visitando o município de Juiz de Fora, reforçou a importância desse tipo de ação de oferta de imunizantes. “É importante que as pessoas sejam sempre alertadas que vacinar faz bem, que protege e que mantém nossa saúde e nossa paz também”, comentou.

Na parte da tarde, servidores da Regional estiveram presentes na Escola Municipal Santana Itatiaia para apoiar o município em uma ação para conscientizar os alunos. Houve teatro de fantoches de visita da Maria Gotinha.

Por Jonathas Mendes

Enviar para impressão