Municípios de todas as regiões do estado realizam neste sábado, 13/4, o Dia D de imunização da estratégia Vacina Mais Minas, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Aproveitando a Campanha Nacional de Imunização contra influenza (gripe), na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, 24 municípios iniciaram a vacinação de crianças nas escolas, visando o aumento das coberturas vacinais e, com isso, a redução do risco da ocorrência de surtos de doenças imunopreveníveis.

Além da vacina contra a influenza estão sendo disponibilizadas gratuitamente à população outras vinte diferentes vacinas, tanto as de rotina (disponíveis o ano todo) como as de campanhas (oferecidas em períodos específicos de acordo com as sazonalidades de cada doença): BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada; Pólio oral; Rotavírus; Pneumo10; Meningo C; Febre Amarela; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Difteria e tétano adulto; Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente; dTpa (difteria, tétano e coqueluche para gestantes); Pneumocócica 23-valente e contra a covid.

12.04.2024 - Montes Claros - Vacimóvel - crédito Pedro Ricardo

A referência técnica em mobilização social da SRS Montes Claros, Lillian Tararan, explica que, na área de atuação da SRS Montes Claros, a vacinação de crianças nas escolas obteve adesão dos seguintes municípios: Coração de Jesus; Catuti; Rubelita; Berizal; Mato Verde; Rio Pardo de Minas; Engenheiro Navarro; Montes Claros; Olhos D´Água; Capitão Enéas; Porteirinha; Fruta de Leite; Espinosa; Guaraciama; Ninheira; Grão Mogol; Mirabela; Bocaiúva; Juramento; São João do Paraíso; Janaúba; Mato Verde; Joaquim Felício; Riacho dos Machados e Curral de Dentro.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros ressalta que o Dia D de mobilização da população para a vacinação contra a gripe constitui uma grande oportunidade para os serviços de saúde atualizarem as cadernetas de vacinação da população. “Para que esse trabalho atinja o maior número possível de pessoas, é importante que os municípios adotem estratégias diferenciadas, incluindo a utilização de vacimóveis (veículos adaptados para ações de imunização) e disponibilização de locais alternativos para o acesso da população fora das unidades de saúde, em horários diferenciados seja em escolas, salões comunitários, parques, mercados, entre outros”.

Influenza (gripe)
Neste ano, o início da campanha de vacinação contra a gripe foi antecipado para 25 de março, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios nas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A campanha prosseguirá até 31/5.

Nos 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte, a estimativa do Ministério da Saúde (MS) é de que 627 mil pessoas compõem o público prioritário de vacinação contra a gripe. Já nos 54 municípios que integram a área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, a estimativa é de que mais de 151 mil pessoas precisam ser vacinadas contra a gripe.

Compõem os grupos prioritários para a vacinação contra a influenza: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças Armadas, forças de segurança e de salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo percurso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Montes Claros
Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia D em todas as salas de vacinação, no horário das 8 às 17 horas. A população também poderá ser vacinada nos seguintes locais: Praça Dr. Carlos Versiani (centro da cidade, no horário das 8 às 12 horas); Espaço Sagarana (de 13 às 17 horas) e no Montes Claros Shopping (das 10 às 20 horas).

Por Pedro Ricardo / Foto: Pedro Ricardo

Enviar para impressão