A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou, nesta quinta-feira (11/4), 39 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Nordeste Jequitinhonha (Cisnorje).

Crédito: Fábio Marchetto

Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde e aguardavam, no pátio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em Belo Horizonte, conclusão do processo de regularização. Eles se somam a outras oito ambulâncias já entregues, sendo sete para a renovação de frota do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que contemplou os municípios de Bocaiuva, Curral de Dentro, Francisco Sá, Itacarambi, Mirabela, Olhos D’Água e Verdelândia; e uma para o município de Sabará, que tem gestão própria do Samu 192.

A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, comemorou o repasse. “Hoje, concluímos a entrega das ambulâncias a mais dois consórcios beneficiários. Cissul e Cisnorge saem daqui com 39 ambulâncias que vão fortalecer o atendimento da população e qualificar frotas novas. Então isso é bastante significativo e estamos muito felizes”, destacou Lopes.

Crédito: Fábio Marchetto

O Cissul recebeu 30 veículos, sendo 11 Unidades de Suporte Básicas (USB) para implantação do serviço, destinadas aos municípios de Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia e Cabo Verde.  Os demais serão utilizados para a renovação da frota dos municípios de Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Lambari, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas e Três Pontas.

O secretário Executivo do Cissul, Filipe Augusto Batista de Souza, agradeceu o empenho e parceria com a SES-MG. “Sabemos que o nosso serviço só funciona porque tem um grande aporte da Secretaria de Saúde, responsável por mais de 50% dos nossos recursos e, com essa estruturação vinda do Ministério da Saúde, depois de vencermos todos os trâmites burocráticos, estamos muito satisfeitos, pois vamos ampliar nosso atendimento em 30%”, ressaltou o secretário Executivo.

Já o Cisnorje, recebeu nove ambulâncias para a renovação de frota do Samu 192 nos municípios de Araçuaí, Chapada do Norte, Divisa Alegre, Felisburgo, Francisco Badaró, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Pavão e São Gonçalo do Rio Preto.

Para Antônio Henrique Filho, secretário Executivo do Cisnorje, essas ambulâncias são muito significativas para melhorar o atendimento. “Nossa frota já está muito sucateada e esses veículos são muito bem-vindos e esperados para qualificar o atendimento e reduzir o tempo de resposta”, concluiu.

As ambulâncias de renovação de frota contam com custeio federal, estadual e municipal para o seu funcionamento.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão