Os 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde do Norte já podem contar com o funcionamento do primeiro Centro Colaborador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na região. Trata-se do Laboratório de Entomologia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), sediado no campus do município de Salinas. A unidade é especializada no diagnóstico da doença de Chagas, malária, leishmaniose tegumentar e visceral, vetores transmissores da febre maculosa, dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

O trabalho do Centro Colaborador do IFNMG foi apresentado aos gestores de saúde do Norte de Minas sexta-feira, 5 de abril, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada no auditório das Faculdades Prominas, em Montes Claros. Na oportunidade o professor e coordenador do Laboratório, Filipe Vieira Santos de Abreu destacou a importância da iniciativa da SES-MG em descentralizar a realização de análises e diagnósticos de doenças que afetam a população, o que possibilita desafogar o trabalho realizado pelos laboratórios estaduais, especialmente o da Fundação Ezequiel Dias (Funed), sediado em Belo Horizonte.

10.04.2024 - Montes Claros - CIB SUS ABRIL 2024 - crédito Pedro Ricardo

“O Centro Colaborador do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais tem capacidade para realizar cinco mil análises por ano e, com a participação de dois profissionais com titulação de doutorado, mestrado em parasitologia e apoio de dois universitários, temos condições de realizar três treinamentos anuais envolvendo profissionais de saúde dos municípios”, ressaltou Filipe Abreu.

Ainda de acordo com o professor, o Laboratório de Comportamento de Insetos do IFNMG tem condições de lançar os resultados dos exames no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) num prazo de até 72 horas após o recebimento das amostras. O GAL é um sistema informatizado desenvolvido para que os laboratórios de saúde pública lancem os resultados de exames de notificação compulsória, de média e alta complexidade, com utilização de amostras de origem humana, animal e ambiental.

Fluxo
Durante a reunião da CIB-SUS ficou definido que 16 municípios que integram as microrregiões de saúde de Salinas e Taiobeiras poderão entregar as amostras diretamente para o Laboratório de Comportamento de Insetos do IFNMG às terças, quintas e sextas-feiras, no horário de 8h às 11 h. As amostras deverão estar acompanhadas da ficha com os dados das coletas realizadas nas seguintes localidades: Salinas; Fruta de Leite; Novorizonte; Padre Carvalho; Rubelita; Santa Cruz de Salinas; Berizal; Curral de Dentro; Indaiabira; Montezuma; Ninheira; Rio Pardo de Minas; Santo Antônio do Retiro; São João do Paraíso; Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Os demais 70 municípios do Norte de Minas deverão continuar encaminhando as amostras para o Laboratório Macrorregional da SES-MG sediado em Montes Claros. Às segundas, quartas e quintas-feiras um profissional da Secretaria Municipal de Saúde de Salinas recolherá o material e entregará no Laboratório do IFNMG.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, entende que a decisão da SES-MG de descentralizar a vigilância laboratorial dá mais agilidade na investigação de surtos de doenças que venham a ocorrer no estado.

“Com investigação laboratorial mais ágil, os gestores e profissionais de saúde terão condições de tomar decisões mais rápidas e eficazes para conter problemas que venham a ocorrer em um estado que possui grande extensão territorial, com 853 municípios”, observa a coordenadora.

O serviço
O credenciamento de Centros Colaboradores para a descentralização de análises laboratoriais no estado foi viabilizado pela SES-MG por meio da Resolução 7.797, publicada em outubro de 2021. Os Centros são unidades laboratoriais especializadas e estão inseridos em secretarias municipais de saúde; universidades estaduais ou federais; centros de pesquisa ou em entidades filantrópicas. Devem apresentar instalações físicas, equipamentos, protocolos técnicos e profissionais aptos para desenvolver atividades relacionadas à vigilância laboratorial em amostras biológicas.

As instituições credenciadas atuarão na investigação das arboviroses: dengue, zika, chikungunya, febre amarela, febre do Nilo Ocidental, febre de Mayaro e infecção pelo vírus Oropouche. Também atuarão na investigação de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave associada ao coronavírus, influenza e outros vírus respiratórios; doenças febris, entre elas, febre maculosa; meningoencefalite viral; viroses emergentes ou reemergentes (hantavirose, Poxvírus) e outros patógenos que venham a emergir em Minas Gerais.

Na área de atuação da SRS Montes Claros, além do IFNMG está credenciado como Centro Colaborador o laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, que está em fase de estruturação.

Para viabilizar a descentralização da vigilância laboratorial, a SES-MG disponibilizou R$ 52,3 milhões para que as instituições sediadas no estado, por meio da técnica de biologia molecular, possam atuar na investigação de doenças de notificação compulsória. Para o Norte de Minas estão sendo disponibilizados mais de R$ 3,5 milhões.

Por Pedro Ricardo / Foto: Pedro Ricardo

Enviar para impressão