Entre os dias 8 e 12 de abril, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação da região, promove o movimento Vacina Mais Minas. A iniciativa visa atualizar as cadernetas de vacinação de crianças, adolescentes e professores nas escolas, facilitando o acesso à imunização e conscientizando a população sobre sua importância.

A campanha integra a estratégia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para ampliar a cobertura vacinal em todo o estado. A meta é alcançar o maior número de pessoas menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que não estejam com o calendário vacinal em dia, além dos professores, público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza.

Ao todo, 31 cidades da região aderiram à mobilização Vacina Mais Minas. Equipes das secretarias municipais de Saúde estarão presentes em mais de 260 escolas para oferecer vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, assim como as de campanhas específicas, com imunizantes contra a covid-19 e a influenza (gripe).

Carolina Di Pietro Carvalho, referência técnica da imunização na SRS Diamantina, explica que, desde outubro de 2023, a SRS tem trabalhado de forma integrada com os municípios para aumentar os índices de vacinação na macrorregião de Saúde Jequitinhonha. “Durante este período, capacitamos gestores e equipes de imunização em estratégias como a vacinação nas escolas, a realização de ações extramuros e a intensificação da busca ativa", disse.

A campanha "Vacina Mais Minas" reforça a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva. “As vacinas são seguras e eficazes na prevenção de diversas doenças, protegendo não apenas o indivíduo vacinado, mas também toda a comunidade”, salientou Cleya da Silva Santana Cruz, superintendente da SRS Diamantina.

Imagem: Ação realizada na Escola Estadual São Domingos, município de Virgem da Lapa. (Crédito: Divulgação/Prefeitura)

Por Ricardo Maciel / Foto:(Divulgação/Prefeitura Municipal de Virgem da Lapa

Enviar para impressão