A mobilização social foi a tônica do segundo Dia D de combate ao Aedes no estado, que ocorreu no sábado, 23/3.

Em parceria com todos os 50 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), coordenou os esforços para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, reduzir o número de casos e mortes evitáveis.

Na Unidade Regional de Saúde de Varginha ocorreram mutirões comunitários e de limpeza, blitz educativas, passeatas, carreatas, estandes com amostras de larvas, entrega de materiais informativos, palestras e atividades lúdicas com personagens do Aedes.

Para Luiz Paulo Riceputti Alcântara, superintendente regional de Saúde de Varginha, a ação conjunta contra os focos do Aedes aegypti é essencial. Segundo ele, o Governo de Minas tem se empenhado muito, inclusive no custeio. “Por meio da Resolução SES Nº9201, de 2013, cerca de R$ 3,5 milhões já foram investidos aqui na macrorregião de Saúde Sul para auxiliar os municípios em ações como a compra de testes rápidos, pagamento de hora-extra, e contratação de mais agentes de combate a endemias”, disse. O superintendente destacou que isso fortalece a vigilância em saúde, proporcionando enfrentamento mais qualificado das arboviroses. “Temos ainda uma estratégia inovadora, qualificada, que está em curso, que é a utilização de drones. Essa tecnologia consegue nos auxiliar na localização dos focos, para que possamos fazer esse controle e, consequentemente, evitar novas infecções”, explicou Luiz Paulo.

Mobilização nos municípios
Em Varginha, município sede da macrorregião de Saúde Sul, as ações contaram com a participação de diversos setores da prefeitura municipal. As atividades, nesta segunda edição do Dia D, foram concentradas no Centro, uma das regiões com maior número de casos de dengue confirmados no município.

Na Praça Getúlio Vargas foi montado um estande para distribuição de material informativo e realizada uma blitz educativa pelos agentes da Guarda Civil Municipal. 65 agentes comunitários de endemias e cinco fiscais da vigilância sanitária percorreram, durante toda a manhã, comércios e residências na busca por focos e prestando esclarecimentos de prevenção.

Durante toda a semana os Centros Municipais de Educação Infantil, Escolas Municipais, Estaduais e particulares intensificaram as ações lúdicas de prevenção à dengue, com oficinas de desenhos, redações e teatro, realizadas por servidores da secretaria municipal de saúde. Desde o início da epidemia, o município intensificou a apuração de notificações e denúncias, com apoio dos fiscais do setor de Vigilância Sanitária, sobre possíveis pontos de focos. A aplicação do UBV veicular, em veículo próprio do município, tem sido diária. No sábado, a ação ocorre no Bairro Bom Pastor e, no domingo, um reforço de aplicação do UBV no Centro.

O prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, esclareceu que o município tem feito adequações na sua rede assistencial nesta epidemia. “Estamos com três Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo para a dengue, em regiões distintas”, disse. “Além do trabalho da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Hospital Bom Pastor, agora vamos ampliar, com o prédio em que vai ser instalado o Hospital da Criança, tendo sua estrutura adaptada para um centro de atendimento específico de dengue”, explicou o prefeito. Segundo ele, todas essas ações, em parceria com o Hospital Regional, têm o objetivo de melhorar o atendimento aos casos de dengue. O prefeito enfatizou ainda o trabalho do UBV veicular. “Já temos aí um equipamento, o nebulizador, através do veículo que adquirimos e está fazendo fumacê. Compramos mais um, que deve chegar na próxima semana, mas tudo isso que a gente está fazendo não resolve se a população não contribuir, não fizer a sua parte”, lembrou.”O Dia D é importantíssimo para nós, pois chama a atenção da população para contribuir”, concluiu Vérdi.

Vânia Silvério, coordenadora de vigilância Ambiental de Varginha comentou que no município são retirados em média três caminhões de materiais inservíveis por dia nos mutirões realizados continuamente. A ação visa amenizar eventuais focos, já que levantamento do setor aponta que os locais em que eles mais são encontrados, nas residências da cidade, são os vasos de plantas e lixos acumulados em quintais.

Em todos os municípios da macrorregião de Saúde Sul não faltou criatividade e empenho para lembrar à população sobre a importância da vigilância constante em suas casas, eliminando qualquer recipiente que acumule água. Na maioria dos municípios, foi realizado mutirão de limpeza e orientação, com visita dos agentes, além de atividades nas escolas, incluindo os distritos e área rural.

Júlia Mendes, comerciante do Centro de Varginha, recebeu a visita dos agentes em sua loja. “No dia a dia a gente já procura estar atento, fazer os cuidados tanto no trabalho, quanto em casa, mas essa visita é importante porque sempre tem uma informação nova, uma chamada de atenção para algo que até então possa ter passado batido pra gente”, disse. “Temos tido afastamentos de funcionários que contaminaram por dengue e sabemos o quanto é perigosa essa doença”, ressaltou a comerciante.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Cenário epidemiológico
O painel de monitoramento de casos de arboviroses, disponível na página da SES-MG, registra até o dia 22/03, nos 50 municípios da SRS Varginha , 16.342 casos confirmados de dengue. Há 1 óbito confirmado e 26 em investigação.

O município de Varginha, com o maior número de casos de dengue no Sul de Minas, tem até a mesma data, 8.350 casos confirmados e 14 óbitos em investigação.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Enviar para impressão