A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) promoveu uma qualificação de profissionais de saúde dos 27 municípios de sua abrangência para o manejo clínico de pacientes com dengue. O evento foi realizado por microrregiões de saúde como uma das ações da campanha Minas Unida no Combate ao Mosquito, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, observou que o estado está enfrentando um ano epidêmico de dengue em seu território, e a união com os municípios colabora para as ações de conscientização com o objetivo de mitigar o aumento dos casos e dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Para esse enfrentamento, a superintendente ressaltou que a SES-MG, além de repassar mais de R$ 150 milhões aos municípios, trabalha na capacitação das equipes de saúde quanto ao manejo clínico adequado e na mobilização para as ações programadas para o Dia D de conscientização e combate às arboviroses. “A ideia é promover medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública e assistência à população”, explica.

médica Lívia Pimenta de Andrade, na qualificação da microrregião de Passos

O Dia D, mencionado pela superintendente, acontece no sábado, 23 de março, em centenas de cidades mineiras mobilizadas pela SES-MG para promover ações de combate ao Aedes aegypti. Em fevereiro, no primeiro Dia D da campanha, houve a adesão de 546 municípios, com realização de mutirões comunitários, blitz educativas, carreatas e outros eventos para eliminação de focos do mosquito e conscientização da população sobre os cuidados de combate e prevenção das arboviroses.

A qualificação para o manejo clínico da dengue é outra ação da SES-MG, por meio das Unidades Regionais de Saúde, destinada a médicos, enfermeiros e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). A qualificação visou preparar a Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento das arboviroses e promover assistência eficaz aos pacientes com suspeita ou com diagnóstico de dengue, chikungunya e zika.

“No último ano, tivemos um elevado número de casos graves e de óbitos e, com essas conversas nos territórios, buscamos preparar melhor os serviços e os profissionais para o manejo da dengue”, disse a referência técnica Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Passos, Gilmar Antonio Batista Machado, um dos organizadores dos eventos.

A “Qualificação do Manejo Clínico da Dengue” foi realizada nas cidades polos das microrregiões de saúde de Cássia e Sebastião do Paraíso em 5/3, Piumhi em 9/3 e Passos em 13/3, com palestras de enfermeiros, médicos e referências técnicas em APS.

Qualificação em Passos

A “Qualificação” em Passos foi realizada em 13 de março no auditório da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Consórcio Ameg). “Tivemos a participação de 210 profissionais que voltam para seus serviços com essa missão de minorar os casos graves e os óbitos na atual epidemia de dengue”, disse Gilmar Machado.

Médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Lívia Pimenta Andrade fez palestra sobre o manejo clínico de pacientes com dengue ou com suspeitas da doença, frisando a importância da aplicação do protocolo desde a entrada do usuário na unidade de saúde, para evitar agravamento e até morte. “O óbito da dengue é um óbito evitável. E a gente precisa ter esse olhar a tempo para o paciente nesse momento epidemiológico vivenciado”, disse.

Ainda para a médica, são fundamentais na assistência aos pacientes com suspeita de dengue a realização dos exames clínicos e laboratoriais preconizados e a sensibilidade dos profissionais para identificação do risco da doença. “A gente precisa ter um olhar crítico que possibilite identificar quem é aquele paciente de risco, a gente precisa reconhecer o sinal de alerta, temos que tentar não ficar tão presos aos exames de diagnóstico”, observou.

Qualificação nas microrregiões de Saúde

Em Cássia, a qualificação contou com apresentações de Amanda Morais Gonçalves, médica de família e comunidade, e de Thatiane Clatt Cruvinel Conti, enfermeira e coordenadora da APS de Cássia.

Nayara Janaina Mandelo Silva, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, e José Carlos Costa Junior, médico do Serviço de Infectologia foram os palestrantes em São Sebastião do Paraíso.

No município de Piumhi as apresentações foram realizadas por Graciely Aparecida Araújo, enfermeira de UBS, e Christopher Melquiades Gonçalves médico de UBS.

Lívia Pimenta Andrade, médica de Saúde da Família, e Nayara Janaina Mandelo Silva, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de São Sebastião do Paraíso foram as palestrantes em Passos.

Por Enio Modesto

Enviar para impressão