A Regional de Saúde de Leopoldina realizou nessa quarta-feira (4/12), a 5ª oficina para Coordenadores Municipais de Atenção Primária à Saúde (APS). Durante o encontro foram abordados temas como o novo modelo de financiamento de custeio da APS (Programa Previne Brasil) e sobre o Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS), instituído pela Portaria 2.983, de 11 de novembro de 2019,  do Ministério da Saúde.

Crédito: Oberdan Rocha

A coordenadora do NAPRIS, Maria do Carmo Costa Ferreira, destacou a importância de discutir e capacitar os profissionais sobre o novo modelo de financiamento da APS que, a partir do ano de 2020, será constituído por novos componentes, tais como a capitação ponderada, o pagamento por desempenho e o incentivo para ações estratégicas. “Além disso, com o Programa Informatiza APS, o objetivo é qualificar os dados em saúde dos municípios, apoiando a informatização das Equipes de Saúde da Família e a implantação do prontuário eletrônico nas UBS”, disse.

O evento foi realizado no auditório da Regional e contou com a presença dos coordenadores da Atenção Primária Municipal, representantes de Saúde Bucal, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Por Angélica Pereira

Enviar para impressão