O distrito de Macuco de Minas, em Itumirim, conta com uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Nesta segunda-feira, 6/5, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou da inauguração da nova base do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) que, além de Itumirim, vai atender prioritariamente aos municípios de Itutinga, Carrancas, Distrito Rosário, Ijaci, Ingaí, Distrito de Macuco de Minas.

A nova base descentralizada foi possível após a entrega de 30 novas ambulâncias ao Cissul/Samu que ocorreu em 26/4, em Varginha, cidade sede do Consórcio, e que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

O superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputti Alcântara, destacou que o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) passa necessariamente pela ampliação de sua rede assistencial, da capacidade instalada. Segundo ele, o Consórcio é responsável pela assistência pré-hospitalar a 154 municípios do sul das Minas Gerais.

2024.05.06-Samu Itumirim 2

“Com a inauguração de nova base descentralizada em Itumirim, a expansão do serviço de saúde prestado pelo Cissul/Samu contribui para a universalização do acesso do cidadão à rede de atenção às urgências e emergências no território, fundamental para a garantia do direito à saúde e ao bem maior, qual seja, o direito à vida, ao cidadão mineiro”, esclarece.

Luiz Paulo Riceputti Alcântara reforça ainda que a nova base, contando com uma Unidade de Suporte Básico (USB), possibilitará o deslocamento qualificado e tempestivo do cidadão ao ponto de atenção da rede SUS mais adequado às suas necessidades clínicas. Desta forma, “a base descentralizada em Itumirim contribui para um melhor prognóstico aos usuários do Sistema Único de Saúde acometidos por agravos de saúde”, observa o superintendente que, juntamente com Evanilton Antônio, coordenador de gestão, representaram a Superintendência Regional de Saúde de Varginha na inauguração.

A importância da rapidez no atendimento do Samu foi ressaltada pela secretária municipal de saúde de Itumirim, Eva Marcele de Lima Martins. “Nós, que lidamos diariamente com saúde, sabemos que qualquer segundo importa. Saber que temos hoje uma base dentro do nosso município nos traz uma segurança muito grande, de saber que a assistência chegará mais rápido até os nossos munícipes, mas também a toda a região”. A gestora enfatiza ainda o fato do município ser margem da BR 265 faz com que a nova ambulância seja essencial para a prestação de socorro em caso de acidentes.

Destinação das ambulâncias
Das 30 novas Unidades de Suporte Básico (USB) entregues ao Cissul/Samu, 10 foram destinadas a ampliação de bases descentralizadas, nos municípios de Alpinópolis, Camanducaia, Delfim Moreira, Heliodora, Itumirim, Monte Santo de Minas, Munhoz, Pedralva, Pouso Alto e São João da Mata. Já as outras 20 unidades foram para renovação de frota em Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Cabo Verde, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Lambari, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas e Três Pontas.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Fotos: Evanilton Antônio

Enviar para impressão