No dia 23/4, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas recebeu a visita técnica de cerca de 60 estudantes do 1º período de medicina da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) visando possibilitar aos alunos o contato com a gestão em saúde pública.

A visita técnica foi proposta pelo professor Murilo César do Nascimento, que leciona a disciplina Políticas e Práticas de Saúde. Para ele, “é uma oportunidade ímpar para os alunos se aproximarem da organização e da prática da gestão em saúde pública nos níveis estadual e regional, além de aprimorar a formação técnica e crítica dos futuros médicos”. O professor complementa que a vista também possibilita fortalecer nos estudantes o senso de responsabilidade social e comprometimento com a melhoria contínua do acesso e da qualidade dos serviços de saúde.

24.04.2024-Alfenas - visita alunos Unifal 1

Durante a visita, os coordenadores e técnicos da SRS Alfenas apresentaram aos estudantes o funcionamento de todos os setores da Instituição, abordando os financiamentos e programas de saúde trabalhados. Foi destacado o papel da Atenção Primária como porta de entrada dos usuários no Sistema único de Saúde (SUS), o papel da vigilância sanitária na eliminação, diminuição e prevenção de riscos à saúde, a importância da vigilância epidemiológica no monitoramento do processo saúde-doença nas coletividades e acesso dos pacientes aos medicamentos fornecidos pelo Estado.

Outra questão destacada durante a visita técnica foi a gestão tripartite do SUS (Sistema Único de Saúde), onde União, Estados e municípios têm suas responsabilidades bem definidas no custeio e gestão do sistema de saúde pública.

A estudante Mariana Minante Khalil, afirmou que a visita à Superintendência Regional de Saúde de Alfenas foi uma oportunidade de aprendizado para ela e para toda a turma que, em seis anos, poderão fazer parte do SUS. “É essencial conhecer esse sistema, como ele funciona e os esforços que são feitos diariamente para mantê-lo funcionando e aprimorá-lo”. A futura médica pontuou também que, por meio das apresentações dos diversos setores e coordenações da regional de saúde, foi possível ter um panorama geral sobre assessoria, regulação, gestão, assistência farmacêutica e atenção à saúde.

O superintendente regional de Saúde de Alfenas, João Tadeu Silva, destacou aos alunos a “importância do conhecimento do SUS para se tornar um profissional completo, com visão e formação ampla de atenção aos futuros pacientes”.

Por Superintendência Regional de Alfenas

Enviar para impressão