Na quinta-feira, 18/4, os secretários municipais de saúde dos 21 municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas se reuniram, por meio de videoconferência, para discutir a Implantação de Salas de Estabilização. O  encontro foi organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Patos de Minas e objetivou melhorar o atendimento dos pacientes críticos da SRS Patos de Minas.

As Salas de Estabilização são estruturas temporárias e qualificadas projetadas para fornecer assistência imediata a pacientes críticos e/ou graves até que possam ser encaminhados para serviços especializados, conforme a definição da Central de Regulação das Urgências (CRU). Este modelo visa atender à complexidade clínica e traumática dos pacientes, garantindo um atendimento eficaz e ágil.

18.04.2024 - Patos de Minas - Salas de Estabilização

Um dos pontos discutidos na reunião foi o incentivo financeiro de custeio no valor de R$ 50 mil mensais, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS nº 1.997, de 24 de novembro de 2023. Esse apoio financeiro é fundamental para viabilizar a operação eficiente das Salas de Estabilização e garantir a qualidade do atendimento prestado.

Além disso, foram destacados os pré-requisitos para adesão dos municípios a esse programa. Entre eles, estão o porte populacional menor que 50 mil habitantes, a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou de um equipamento que assegure o transporte do paciente de forma oportuna, bem como a existência de um hospital de referência com mais de 50 leitos para a retaguarda ou continuidade do cuidado. A pontuação adequada, igual ou superior a 11 pontos, também foi enfatizada como critério para a participação dos municípios.

Essa reunião representou um passo importante na melhoria da infraestrutura de saúde da região, visando garantir um atendimento de qualidade e mais eficiente para os cidadãos, especialmente em momentos de urgência e emergência. A união dos secretários municipais de saúde demonstra o comprometimento conjunto em enfrentar os desafios e proporcionar um sistema de saúde mais resiliente e preparado para atender às necessidades da população.

Por Pedro Lucas / Foto: Pedro Lucas

Enviar para impressão