Os 39 municípios que compõem a Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH) estão mobilizados pela imunização dos mais de 5 milhões de habitantes. Com várias ações permanentes e cotidianas de vacinação, o Dia D de imunização ocorre no próximo dia 13/4, em mais de 30 municípios. Algumas cidades anteciparam o evento, outras realizam ações de rotina e ainda há aquelas que realizarão em outra data.

Com quase 350 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas durante o próximo sábado, a população terá a oportunidade de colocar a caderneta vacinal em dia. A superintendente da URS-BH, Débora Tavares, ressalta a importância do trabalho integrado entre Estado e municípios. “A interface com os municípios é a principal função das regionais de saúde. No contexto da imunização, o trabalho conjunto é estratégico. Precisamos mobilizar a população para a vacinação durante todo o ano. O Dia D é uma oportunidade especial”.

Crucilândia realizou ações também em escolas

Durante a ação Vacina Mais Minas, todas as vacinas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto as disponíveis o ano todo como as de campanha serão oferecidas a toda população. A referência de imunização da URS-BH, Camila Freitas, ressalta a autonomia dos municípios para realizar a ação. “Não são todos municípios que irão ofertar as vacinas de rotina no sábado. O dia D é uma parceria importante entre municípios e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)”. Freitas salienta que os objetivos são “a vacinação contra influenza (gripe) e ofertar outros imunizantes para quem tem dificuldade de ser vacinado durante a semana”.

Para a secretária municipal de Saúde de São Joaquim de Bicas em exercício, Keyla Rezende, a campanha de vacinação contra influenza é muito importante para se proteger da doença e evitar internações e mortes nos grupos prioritários. “As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber o imunizante contra influenza devem procurar um ponto de vacinação mais próximo. Vacinas salvam vidas”. Sobre o trabalho conjunto com a URS-BH, a secretária destaca o apoio recebido. “A equipe da SRS-BH tem nos auxiliado na distribuição de doses de vacina contra gripe e apoio técnico na campanha”.

Para saber quais vacinas serão oferecidas em sua cidade, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Acompanhem a programação em: www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas

Acesse o arquvio com a data, o local e o horário da programação.

Para mais informações a respeito das ações de imunização nos municípios, acesse o site da prefeitura do município.

Por Leandro Heringer / Foto: SMS Crucilândia

Enviar para impressão