Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha está participando da pesquisa “A capacidade administrativa e institucional do Estado de Minas Gerais e a implementação descentralizada de políticas públicas”, realizada pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A professora e pesquisadora da FJP, Carolina Portugal Gonçalves da Motta, esteve na sede da SRS Varginha na última sexta-feira, 5/4, para coleta de dados. O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade do governo do Estado de Minas Gerais em coordenar e implementar, de forma descentralizada, as políticas de assistência social, saúde e educação e trabalhar em conjunto com as administrações públicas municipais.

08.04.2024-Varginha - pesquisa fjp1

A pesquisadora Carolina Motta explicou que “as entrevistas buscam verificar como tem acontecido a articulação entre nível central, nível regional e municípios. Buscando compreender o que leva às desigualdades de acesso aos serviços entre as regiões. Após essa coleta qualitativa, teremos um momento de capacitação a partir dessas demandas identificadas”. Nesta etapa, as entrevistas estão ocorrendo no Sul de Minas e, posteriormente, serão feitas no Vale do Jequitinhonha.

SRS Varginha

O superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, respondeu à pesquisa realizada pela instituição. O superintendente é servidor da Secretaria de Estado de Saúde há 15 anos. Para ele, “as regionais têm participado mais dos processos de elaboração das políticas públicas junto ao Nível Central, partindo de executores, para elaboradores da tomada de decisão e mostrando muitas vezes, dentro desse processo, a necessidade de se adaptar a proposta para a realidade local. A regional conhece a particularidade do território, fundamental diante dessa heterogeneidade de Minas Gerais”, detalhou.

Luiz Paulo destacou que a região é composta por uma rede robusta de assistência à saúde, permitindo e garantindo o acesso, muitas vezes, sem grandes deslocamentos. No que tange à gestão, foram destacadas ferramentas de comunicação interna e externa, como e-mail institucional, plataformas de conexões remotas e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como pontos positivos de aproximação entre as unidades.

08.04.2024-Varginha - pesquisa fjp2

As reuniões de Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG) e seu fluxo ascendente foram enfatizadas como um ótimo canal de interlocução entre municípios, regionais e nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Por se tratar de pesquisa em órgãos governamentais, a rotatividade de colaboradores e dificuldades de reposição de pessoal, devido a periodicidade de concursos, foi abordada. “Temos buscado uma gestão por competências, tentando alocar as pessoas de acordo com as aptidões delas, para que a gente tenha um desempenho adequado. Mas, com a dificuldade de reposição de recursos humanos é preciso ter cautela para não deixar a equipe estafada diante do aumento de demandas”, detalhou Luiz Paulo Riceputi Alcântara. A SRS Varginha conta hoje com 97 servidores dentre estatutários, empregados públicos, contratos temporários e estagiários.

A necessidade de capacitações contínuas também foi abordada. “Nossos servidores além de participarem das capacitações propostas pelas áreas técnicas, voltadas para as políticas implementadas, também têm o perfil de buscar por iniciativa própria o aperfeiçoamento, sendo este um ponto muito positivo”, concluiu o superintendente.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Enviar para impressão