Cerca de 200.000 mil habitantes dos 15 municípios atendidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (Cismas) terão transporte facilitado para utilizar os serviços de saúde. Nesta quinta-feira (4/4), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, em Piranguinho, da solenidade de implantação da Política de Transporte Eletivo em Saúde – Transporta SUS. Foram entregues sete micro-ônibus ao Cismas que representam um investimento de R$ 4. 203.142,58.

Com os veículos entregues ao Cismas a população vai ter acesso, em tempo e com segurança, à rede assistencial do Estado  para realização de consultas especializadas e exames, por exemplo, em outro município dentro da região de saúde de referência. É uma forma de aproximar os serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “São sete novos micro-ônibus aqui, mas nós estamos falando de investimentos no estado inteiro. A gente quer zerar o déficit de assentos o que requer que a gente faça com que seja constantemente a renovação de frota”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Consórcio Cismas foi contemplado com sete micro-ônibus do Transposta SUS

A valorização do consórcio foi outro ponto destacado pelo secretário, pois é um local de rateio, de divisão de tarefas e que possibilita também valorizar o papel dos municípios na prestação de serviços de saúde. Os recursos para os veículos do Transporta SUS, entregues ao  Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí, foram viabilizados por meio das Resoluções SES/MG nº 8.439, de 9 de novembro de 2022, e 8.887, de 25 de junho de 2023, que contemplaram o consórcio com os respectivos montantes de R$ 1.698.66,00 (mais repasse por termo aditivo de R$ 671.474,58) e R$ 1.833.000,00.

O coordenador de redes de atenção à Saúde da Regional de Saúde de Pouso Alegre, Lucas Botazini, reforçou a importância  da entrega dos micro-ônibus aos municípios da microrregião de Saúde de Itajubá que integram o Cismas. “A entrega trará mais conforto e comodidade no transporte aos pacientes e acompanhantes para a realização de atendimentos médicos e exames, seja no próprio município de residência ou em outro município, conforme as regiões de saúde de referência”. Lucas Botazini ressaltou ainda que pacientes que já estão em situações fragilizadas de saúde, terão acesso a um transporte digno e de qualidade para o acesso aos seus tratamentos.

O Cismas conta agora também com um van do Farmacis

Mais investimentos

Além dos micro-ônibus, o consórcio Cismas também foi contemplado uma van do Farmacis por meio da Resolução SES/MG nº 8.368, de 19 de outubro de 2002, com um repasse de R$ 956.459,31. O Projeto Farmacis visa auxiliar os municípios e consórcios de saúde mineiros na estruturação do gerenciamento de medicamentos do componente básico para os municípios consorciados/contratualizados.

O secretário executivo do Cismas, Paulo Renato Ribeiro, explicou que o consórcio tem uma dinâmica de trabalho regional diferenciada, visando descentralizar o que há de melhor na saúde em toda microrregião e apresentar aos parceiros. “A entrega desses veículos vai dar sensibilidade, além de humanizar os nossos pacientes, em uma visão holística e sem partidarismos”, concluiu.

Por Por Otávio Coutinho

Enviar para impressão