A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizou, nos dias 2 e 3/4,   o curso teórico e prático de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas destinado aos municípios da macrorregião de Saúde Triângulo Sul. Realizado na Receita Federal, em Uberaba, o curso foi conduzido por técnicos da Coordenação Estadual de Vigilância das Doenças Transmissíveis Agudas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), abordou aspectos das principais doenças transmissíveis agudas circulantes no estado e contou com a participação de 51 referências técnicas municipais e de 5 Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

No primeiro dia, foram tratadas as doenças exantemáticas, sarampo, caxumba e rubéola, além da síndrome da rubéola congênita, paralisia flácida aguda, poliomielite, coqueluche e tétano acidental. No segundo dia, doenças diarreicas agudas, botulismo, cólera, febre tifoide e surtos, e depois uma ampla abordagem sobre a covid-19. Todas as palestras foram seguidas de exercícios e discussões de casos em grupo. Este é o segundo módulo de uma extensa programação de treinamentos organizada pela Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, sendo que, no primeiro módulo, ainda em andamento, uma capacitação em sistemas de informação vem sendo ministrada nos municípios sede de microrregião, de acordo com cada realidade.

Curso de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas, realizado em 2 e 3/4/2024, no auditório da Receita Federal, em Uberaba

De acordo com Denise Maciel, coordenadora regional de Vigilância Epidemiológica de Uberaba, o objetivo principal é o aprimoramento de processos e resgate de rotinas de trabalho que possam estar se perdendo devido à alta rotatividade profissional que, muitas vezes, caracteriza as secretarias municipais. Ela também afirma que “o curso tem potencial para ser estendido às demais macrorregiões do estado, com vistas a resgatar esses conhecimentos e preparar os profissionais para o enfrentamento de novos e antigos problemas de saúde pública”.

O curso está alinhado com o Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (VigiMinas), em fase de implantação, e é voltado aos principais conceitos e documentos técnicos norteadores do componente Vigilância Epidemiológica e ao desenvolvimento de aptidões profissionais de manejo de novos agravos e surtos, detecção e prevenção de doenças e seus fatores de risco, bem como a elaboração de estudos e normas.

Uma das quatro referências da Coordenação Estadual de Vigilância das Doenças Transmissíveis Agudas, responsáveis pela condução do curso, Luciene da Rocha Ribeiro, garante que, tanto a Regional, quanto os municípios, demonstraram muito interesse e participação ativa durante as aulas. “Nós saímos felizes e agradecidos em poder compartilhar conhecimentos e também aprender com os participantes. Esperamos voltar, em novas oportunidades, para contribuir na melhoria dos 27 municípios da SRS Uberaba”, conclui.

Elcana Barbosa, enfermeira da Comissão de Infecção Hospitalar da Fundação Municipal Hospitalar João Henrique, em Conceição das Alagoas, afirmou que o treinamento foi muito importante para que compreendesse a importância de alguns processos de trabalho em saúde. Segundo ela, “no hospital, a Vigilância Municipal nos cobra muitas  informações e dados e, nesse treinamento, entendi a importância desses dados serem fornecidos. Foi tudo muito didático, com uso de vídeos e parte prática, e eu gostaria que houvesse mais cursos como esse, pois os profissionais, muitas vezes, não têm conhecimento da importância da notificação correta, para a avaliação da situação de saúde do município, o tratamento adequado do paciente, e até para a obtenção de recursos”.

Por Sara Braga / Fotos: SRS Uberaba

Enviar para impressão