A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira realizou visita técnica ao Hospital Margarida, no município de João Monlevade, na última terça-feira, 26 de março, e também acompanhar as obras de melhorias, como a nova sala de espera e acolhimento, tomógrafo e o setor de ressonância, recém inaugurado em fevereiro de 2024.

O diretor regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, durante a visita, pode perceber que o hospital tem promovido importantes benfeitorias, melhorando assim o atendimento e tratamento ao usuário. “Temos que buscar no território soluções para nossas demandas. BH não está conseguindo atender nossos usuários e o Hospital Margarida de João Monlevade é um grande parceiro do Sistema Único de Saúde (SUS)”, relatou Maurício Marques.

Obras de melhoria do Hospital Margarida

Ainda de acordo com o diretor, o Hospital Margarida, além de ser referência em atendimento de saúde em João Monlevade e região, atende grande parte da urgência e emergência oriundas da BR 262/381. As inúmeras melhorias para ampliar a prestação dos seus serviços aos cidadãos, como obras de infraestrutura, reformas e ampliações continuam em andamento de forma contínua, visto que o hoje o hospital conta com o apoio de parceiros, doadores voluntários, além dos poderes público e privado.

“Um dos avanços no Hospital Margarida foi a inauguração do segundo aparelho de tomografia, realizada em maio de 2023, e usado tanto em atendimento às pessoas internadas quanto à comunidade para exames de imagens. O aparelho foi doado pelo Estado, cujo investimento foi de aproximadamente R$1,5 milhão. Com os dois tomógrafos, foi possível dobrar a capacidade de atendimento com diagnósticos mais precisos”, destacou o diretor.

A administradora do hospital, Girlene Mendes, informou durante a visita que outra melhoria significativa foi a expansão do pronto socorro, obra que foi entregue em junho de 2023, proporcionando mais modernidade e eficiência ao local. O espaço, que antes contava com apenas sete leitos, foi ampliado para os atuais 14 leitos. A obra foi muito solicitada pela população e beneficia os usuários do SUS. O investimento foi efetuado com recursos públicos e próprios.

Obras de melhoria do Hospital Margarida

“Em agosto de 2023, também inauguramos dois espaços importantes: a sala de espera do Bloco Cirúrgico e do Centro Obstétrico, destinado a acolher os familiares dos pacientes que necessitam passar por procedimentos cirúrgicos e obstétricos”, disse a administradora do hospital. Girlene Mendes destacou também que, no mesmo mês foi inaugurada também a sala de acolhimento e atendimento humanizado destinada às vítimas de violência e outros casos, com sigilo e a privacidade necessários para o atendimento aos pacientes e seus familiares.

O diretor da Gerência Regional de Saúde de Itabira ressaltou a importância da visita e do acompanhamento das obras e dos investimentos, pois visam ampliar e melhorar a qualidade da assistência no território. Ele observou que o Hospital Margarida atende 74% de pacientes SUS, tornando-se um grande parceiro do Sistema. “É o maior prestador de serviços na região, e a tendência é que o hospital cresça muito mais pelos investimentos executados e se torne um prestador de serviço de alta complexidade. A Regional de Saúde sempre será parceira neste pleito e queremos que isso aconteça, que o hospital seja auto-sustentável e amplie o atendimento em outras áreas”. disse.

04.04.2024 - Itabira - Hospital Margarida 3

Ressonância magnética

Em fevereiro de 2024, a instituição inaugurou o setor de Ressonância Magnética para atendimento a pacientes internos e externos e conveniados. Um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. O equipamento atua com eficiência para o diagnóstico por imagens para auxiliar na identificação e tratamento de doenças neurológicas, cardíacas, ortopédicas e de tumores cancerígenos. Esse é considerado um passo importante para a implantação do serviço de alta complexidade na instituição.

Lactário

Junto à ressonância, foi inaugurado outro importante espaço: o lactário. A obra foi custeada com recursos públicos e próprios. O lactário pertence ao Serviço de Nutrição e Dietética da instituição, que é responsável por preparar, higienizar e distribuir alimentos lácteos e fórmulas infantis. Dentre as atividades, estão o recebimento de prescrições de fórmulas pediátricas; higienização, desinfecção e autoclavagem de utensílios; preparo, envase, estocagem e distribuição de fórmulas.

Hemodiálise

Outras duas importantes obras que estão sendo finalizadas são a ampliação do setor de hemodiálise (Uni-Rim) e a criação da Hemodinâmica. A ampliação da hemodiálise tem um investimento de aproximadamente R$3 milhões, sendo toda a obra custeada pela própria Uni-Rim (recursos privados).

Hemodinâmica

Quanto ao setor de hemodinâmica, estão sendo investidos aproximadamente R$ 4 milhões, sendo a obra custeada com recursos próprios e privados. Ao todo, as duas obras totalizam um investimento aproximado de R$ 7 milhões. Vale ressaltar que ambos os serviços são de alta complexidade e, com isso, elevam o nível de atendimento prestado pelo Hospital Margarida à população de João Monlevade e cidades da região do Médio Piracicaba.

Por Flávio A. R. Samuel

Enviar para impressão