O enfrentamento às arboviroses é responsabilidade de todos, cidadãos, poder público e toda a sociedade. As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya e transmitidas pelo Aedes aegypti. A eliminação dos focos do mosquito é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos.

Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, promoverá, no dia 23/3, pela segunda vez, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde em 22 municípios sob jurisdição da SRS Alfenas. Os municípios envolvidos promoverão mutirões de limpeza para eliminar focos do Aedes e orientar à população, além de ações de mobilização com parceiros para a manutenção dos locais livres do mosquito. Na primeira edição, em 24/2, 21 dos 24 municípios sob jurisdição da SRS Alfenas haviam aderido.

O Dia D da ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, em Alfenas, município sede da microrregião de Saúde Alfenas, ocorre no dia 22/3, sexta-feira, em localidades de alta infestação de focos do Aedes aegypti ou de alta incidência de casos prováveis e em pontos estratégicos do município. Os demais municípios participantes realizarão as ações no sábado, 23/3.

Programação - Alfenas:
Data: 23/3
Ação: Mutirões de limpeza e orientações casa a casa para eliminação de focos do mosquito
Local: Toda extensão dos bairros Morada do Sol, Vila Betânia, Jardim América, Jardim Furnas, Parque das Nações - Alfenas / MG
Horário: A partir das 8h

Programação completa disponível em: www.saude.mg.gov.br/aedes
Haverá atendimento à imprensa no início da ação.

Serviço: SES-MG e 22 cidades da Regional de Saúde de Alfenas promovem segundo Dia D de combate ao Aedes
Data: 22 de março
Horário: 8 às 12h
Atendimento à imprensa: 8h30
Local: Posto de Saúde da Família (PSF) Pinheirinho
Endereço: Av. João Januário Magalhães, 414, bairro Pinheirinho Alfenas - MG
Informações e agendamento de entrevistas: Assessoria de Comunicação da SRS Alfenas - Silnes Helena Diogo Marçal - e-mail: ascom.alfenas@saude.mg.gov.br - telefone: 35 2141-2867 / 35 99239-6080
Fontes disponíveis:
João Tadeu Silva - Superintendente SRS Alfenas
Edimauro Pereira - Coordenador de Vigilância Ambiental do município Alfenas

Enviar para impressão