O enfrentamento às arboviroses é responsabilidade de todos - cidadãos, poder público e toda a sociedade. As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. A eliminação dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos.

Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, promoverá, no dia 23/03, pela segunda vez, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde em todos os 50 municípios sob jurisdição da SRS Varginha. Assim, toda a macrorregião de Saúde Sul promoverá um mutirão comunitário para eliminar focos do Aedes e orientar à população, além de ações de mobilização com parceiros para a manutenção dos locais livres do mosquito. Na primeira edição, em 24/2, 42 dos 50 municípios haviam aderido.

O Dia D da ação Minas Unida no combate ao Mosquito ocorre em localidades de alta infestação de focos do Aedes aegypti ou de alta incidência de casos prováveis e em pontos estratégicos do município.

Programação:
Dia D – Minas Unida no Combate ao Mosquito
Ação1: Visitas domiciliares, visita aos comércios, entrega de material informativo à população,
Local: Praça Getúlio Vargas - Centro
Ação 2: Estande educativo, blitz educativa
Local: Praça Getúlio Vargas - Centro
Ação 3: Carro de som e mutirão de fiscalização
Local: Centro
Ação 4: Durante toda semana há atendimento de notificações e denúncias, com apoio dos fiscais do setor de Vigilância Sanitária - as denúncias podem ser feitas pelo aplicativo da prefeitura ou telefones: 3690-2230, whatsapp 99893-3156.
Ação 5: Durante toda a semana há também a aplicação do UBV veicular.
Horário: das 6h às 17h (nos horários indicados de aplicação)
Local: No sábado o “fumacê” acontecerá no bairro Bom Bastor e no domingo, será no Centro
Ação 6: Intensificação das atividades de conscientização nas escolas
Local: Centros Municipais de Educação Infantil, escolas municipais, estaduais e particulares.

Programação completa disponível em: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Haverá atendimento à imprensa em Varginha no início da ação.

Serviço: SES-MG e SRS Varginha promovem o Dia D da ação Minas Unida no Combate ao Mosquito em municípios da região
Atendimento de imprensa: 10h
Local: Estande próximo ao ponto de ônibus central
Endereço: Praça Getúlio Vargas - Centro - Varginha - MG