A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou nos dias 28, 29 e 30/08, na Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC), em Pedra Azul; no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Almenara, e na UAITEC, em Jequitinhonha, respectivamente, a Oficina de Vigilância das Coberturas Vacinais e Qualidade dos Dados. O objetivo foi capacitar os coordenadores e técnicos de imunização dos 25 municípios da região para realizarem o monitoramento, análise e avaliação dos dados desde a sua origem, buscando a qualidade e produção de informações que subsidiem na identificação de populações mais vulneráveis às doenças imunopreveníveis, e no planejamento e adoção de medidas de intervenção oportunas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional de Pedra Azul, Ana Cristina Cardoso, fez um resgate histórico sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973, e destacou os avanços do programa, que passou de quatro para 19 vacinas no período de 1977 a 2019. “A partir da década de 1990 tivemos a eliminação de doenças importantes na infância, como sarampo, difteria, coqueluche e poliomielite. Os avanços são muitos nessas últimas décadas. Temos buscado trabalhar com os municípios a metodologia de vigilância das coberturas vacinais, que é uma ferramenta para buscar a qualidade dos dados e intervenções oportunas onde e quando necessário. O monitoramento dos dados é feito na perspectiva de qualificá-los e torná-los os mais reais possíveis”, explicou.

Créditos: Allan Campos

A coordenadora de imunização da Regional de Pedra Azul, Stefane Moura Cardoso, realizou a parte prática da capacitação, com o acesso ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), extraindo os relatórios e analisar os dados. “O objetivo é melhorar a nossa cobertura vacinal e propor medidas de intervenção, com a finalidade de imunizar a população e reduzir as doenças imunopreviníveis”, informou.

Por Allan Campos

Enviar para impressão