Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) até a próxima quarta-feira (16/03), está com inscrições abertas para recomposição de sua Mesa Diretora. 

Serão distribuídas dez vagas para representantes de entidades e dos movimentos sociais e populares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de âmbito estadual, como mulheres, idosos, população do campo, jovens, movimento negro, quilombola, pessoas com deficiência.

O edital possibilita espaço para as demandas e garantir atenção à saúde para grupos sociais vulnerabilizados e socialmente marginalizados, entre eles população em situação de rua, movimento LGBT, populações dos assentamentos rurais e urbanos, movimentos dos sem terra e outros.

Garantida pela Constituição Brasileira de 1988, a participação da comunidade no SUS foi um dos princípios consagrados da Reforma Sanitária. Portanto, Saúde Coletiva só pode ser alcançada com o engajamento de toda a sociedade, Estado, setores sociais e econômicos, públicos e privados, e principalmente, das próprias pessoas.

Em 2015, de forma inédita, a 8ª Conferência Estadual de Saúde possibilitou a participação de movimentos e povos excluídos dos processos formais ao realizar uma pré-conferência de movimentos populares com eleição de delegados para a etapa estadual. “Este edital vem reforçar a firme decisão de continuar este processo de inclusão, abrindo um espaço nos debates e nos processos decisórios daqueles que buscam o enfrentamento das iniquidades em saúde, entendendo que a saúde é política pública e não política para um público”, concluiu a Mesa Diretora do Conselho Estadual.

Saiba como participar

Para se inscrever ou inscrever uma entidade ou movimento social os interessados devem procurar a Secretaria-Executiva do Conselho Estadual de Saúde, até a quarta-feira (16/03), em dias úteis, de 09h à 18h (Rua Rio de Janeiro, 471 - 10º andar – Centro - Belo Horizonte/MG.

Mais informações: (31) 3215-7235 | ces@saude.mg.gov.br

Por Leíse Costa

Enviar para impressão