O novo Superintendente da Regional de Barbacena, Robson Campos Vidigal realizou um alinhamento com os gestores dos municípios das regiões de Barbacena e Congonhas/Conselheiro Lafaiete nesta segunda-feira, 30/03, durante reunião mensal da Comissão Intergestores Regional (CIR), que ocorreu na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena

Crédito: Priscila Rezende

Na oportunidade, Robson Campos, que foi recentemente nomeado novo Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, se apresentou aos gestores municipais e propôs o alinhamento em relação aos trâmites das Câmaras Técnicas e das reuniões mensais de CIR e CIRA (Comissão Intergestores Ampliada) de modo que o andamento dos trabalhos se dê em conformidade com o Regimento da Deliberação CIB-SUS nº1638 de 19 de novembro 2013. Robson defendeu a importância de se obedecer as etapas estipuladas pelo regimento para que as solicitações de pauta e expedientes respeitem o prazo estipulado e o trâmite de, primeiramente, passar pelas Câmaras Técnicas antes das reuniões de CIR e CIRA. Evitando, desse modo, pautas de última hora que ocasionalmente são inseridas nestas reuniões. Já nos casos de necessidades urgentes que impossibilitem o atendimento aos prazos, poderão ser realizadas reuniões extraordinárias para o atendimento de tais demandas.

O Superintendente reforçou, ainda, a importância da organização dos municípios para preenchimento de sistemas de informação de responsabilidade dos gestores municipais em tempo hábil, evitando assim, contratempos de última hora que eventualmente prejudicam os atendimentos aos prazos estipulados pela SES-MG.

Outra proposta apresentada por Robson consiste na realização de oficinas da SRS/Barbacena com os municípios para alinhamento dos trabalhos dos núcleos temáticos com os secretários de saúde e técnicos municipais, tendo em vista que houve troca de gestores em grande parte dos mesmos. E também um monitoramento da Atenção Primária dos municípios pela área técnica responsável da SRS, buscando realizar um trabalho que acompanhará de perto as situações locais.

Por fim, o Superintendente reforçou a importância de que SRS e Gestores trabalhem de modo a, não só buscar a resolução dos problemas da saúde na região como, principalmente, focar nas causas dos mesmos de modo a trabalhar sua resolutividade e fortalecer os serviços de saúde da região. A reunião teve continuidade com as apresentações e discussões que seguem os trâmites das reuniões mensais de CIR.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão