No dia 23 de outubro, às 9 horas, no auditório da Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI/UEMG), acontece a terceira Oficina para a implantação da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Oeste. Participam deste encontro técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, gestores Municipais de saúde, Coordenadores dos Pronto Atendimentos, Diretores Administrativos dos Hospitais Definidos como retaguarda da Rede de Urgência e Emergência e Secretários Executivos de Consórcios Intermunicipais.

O foco da oficina é apresentar o papel do Comitê Gestor, que terá como objetivo realizar o monitoramento do acesso ao serviço de urgência e emergência; emitir parecer, entre os representantes do Estado e dos municípios, sobre assuntos referentes à Rede de Resposta às Urgências, a fim de subsidiar as Decisões da Comissão Intergestora da Região Ampliada Oeste (CIRA) nas discussões sobre esse tipo de atendimento; submeter seus pareceres à aprovação da CIRA; realizar visitas técnicas periódicas, para acompanhamento e a validação da execução dos compromissos assumidos pelas instituições; analisar e validar os relatórios mensais apresentados pelas instituições.

A rede de Urgência e Emergência no Estado

A oficina faz parte da Política Estadual de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais. A Rede de Urgência e Emergência é composta pela Atenção Primária em Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, pontos de atenção hospitalar classificado de acordo com sua complexidade e função na Rede podendo ser classificados em: Hospital de Urgência Nível IV, Hospital Geral de Urgência Nível III, Hospital Geral de Urgência Nível II, Hospital de Referência ao Trauma Nível I, Hospital de Referência às Doenças Cardiovasculares Nível I, Hospital de Referência ao Acidente Vascular Cerebral Nível I e Hospital de Urgência Polivalente Nível I.
Com a implantação da Rede de Urgência e Emergência, a Região Oeste passará a contar com uma Central de Regulação com médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio operadores para dar o menor tempo de resposta às demandas solicitadas pelo 192. Com isso, a atenção às condições agudas a ser adotada será a classificação de risco, por meio do protocolo de Manchester informatizado. A SES-MG disponibiliza esse recurso em cada ponto de atenção da Rede Regional de Urgência e Emergência para que a linguagem seja única na classificação de risco das demandas de cuidado de pacientes em condições agudas.

Sugestões de Entrevistas

Dr Frederico Bruzzi de Carvalho: Coordenação da Rede de Urgência e Emergência da SES-MG
Kênia Carvalho: Superintendente Regional de Saúde

Local da Oficina

Dia: 23 de Outubro de 2014.

Hora: 09:00 às 13:00

Local: Auditório da FUNEDI/UEMG Av. Paraná 3001, Jardim Belvedere – Divinópolis MG.

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão