A Secretaria de Estado de Saúde de Minas confirma o 2º caso de febre Chikungunya no Estado. Trata-se de um caso importado, que ocorreu no município de Coronel Fabriciano:

Detalhamento:

- Sexo: Feminino
- Idade: 34 anos
- Data de início dos sintomas: 08/10/2014
- Informações clínicas e de tratamento: paciente acompanhada por médica infectologista e liberada para continuidade do tratamento em domicílio.
- Fase da doença: aguda
- Município de residência: Coronel Fabriciano/MG
- Local provável de infecção: Venezuela
- Informações laboratoriais: Sorologia positiva – Laboratório FUNED

Atividades realizadas:

- bloqueio de casos realizados pelo município na data de notificação;
- investigação epidemiológica e busca ativa de casos sendo realizadas pela SES/MG, representada pela Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, juntamente com o município.

A SES/MG informa, ainda, que está preparada para atuar de forma complementar com o município com ações de controle de vetores e de mobilização social preconizadas pelo Ministério da Saúde imediatamente caso seja apontada necessidade a partir da investigação que está sendo feita nesta data.

Febre Chikungunya

O vírus é transmitido pela picada da fêmea de mosquitos infectados. São eles o Aedes aegypti, de presença essencialmente urbana, em áreas tropicais e, no Brasil, associado à transmissão da dengue; e o Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais, também existente no Brasil e que pode ser encontrado em áreas urbanas em menor densidade. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.
Após um período de incubação médio de dez dias, o mosquito torna-se capaz de transmitir o vírus a um humano. Após a picada de um mosquito infectado, os sintomas da doença tipicamente aparecem após um período de incubação intrínseco médio de 3 a 7 dias (intervalo 1ª 12 dias). A maioria dos indivíduos apresentam doença sintomática após um período de incubação de dez dias. Porém, nem todos os indivíduos infectados com o vírus desenvolvem sintomas.

Atualização dos casos

  Atualização em 20/10/2014  
Municípios de residência   Caso Chikungunya
Matozinhos   Confirmado
Montes Claros   Suspeito
Contagem   Suspeito
Belo Horizonte   Suspeito
Viçosa   Suspeito
Coronel Fabriciano   Confirmado
Mato Verde   Descartado
Itaúna   Descartado
Alfenas   Descartado
Santo Antônio do Monte   Descartado

 

Por Jornalismo SES

Enviar para impressão