Em comemoração ao Outubro Rosa, aconteceu em Barbacena, no último sábado, 18/10, o Salão Solidário na praça central da cidade. A ação, que tem por objetivo melhorar a autoestima das mulheres e estimular a realização de mamografias, foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e Secretaria Municipal de Saúde Pública de Barbacena (SESAP).

Crédito: Priscila Rezende

Na ocasião, a população participou do Salão Solidário que ofereceu corte de cabelo e serviços de manicure. Na oportunidade, as pessoas que quiseram puderam doar seus cabelos para a confecção de perucas,  que serão posteriormente destinadas às pacientes em tratamento contra o câncer de mama em Barbacena e região.

“Gostei muito dessa ação. Hoje participei cortando o cabelo e arrumando as unhas e recebi informações sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama. Está tudo muito bonito e acho muito importante que tenha essa campanha para as mulheres de nossa cidade”, afirmou a professora Helenice Sobral, de 55 anos. E para a estudante universitária, Camila Lima, 28 anos, foi uma ação muito atrativa: “Eu estava passando na rua e essa ação me chamou a atenção, então vim participar, aproveitei e tirei uma foto no tótem para o facebook. Além de cuidarmos da beleza, ainda aprendemos um pouco mais sobre a prevenção do Câncer de Mama e podemos repassar esse alerta às nossas amigas e familiares”, afirmou Camila.

Outras ações também foram ofertadas, no sábado, pela Secretaria Municipal de Saúde Pública de Barbacena em comemoração ao “Outubro Rosa”: Teste de Glicemia, Aferição de Pressão Arterial, orientações quanto à necessidade da prevenção do câncer de mama com a realização da mamografia e também corte de cabelo e cuidados com a beleza com a participação de colaboradoras do SENAC.

Na ocasião houve também a participação da banda da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e a praça foi ponto de encontro da ação do “Outubro Rosa” com as participantes de uma caminhada promovida pelo Hospital Ibiapaba/CEBAMS e Associação de Apoio à Pessoa portadora de Câncer e seus familiares (APPC) que neste mês estão promovendo a campanha “Eu vou de lenço”, em apoio às pessoas que fazem quimioterapia.

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. No Brasil, no mês de outubro, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena promovem essa campanha visando mobilizar toda a sociedade, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Em Minas a campanha é apoiada pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais.

O Outubro Rosa conta, ainda, com a participação de um rol de mulheres que, pela própria atuação profissional, em variados veículos de mídia, blogueiras, hospitais ligados à saúde da mulher, secretarias de estado, entre outras, prestam apoio à iniciativa e que, por isso, foram designadas como madrinhas da campanha, promovendo a divulgação do Outubro Rosa.

Todas as informações sobre a campanha, divulgação e mobilização estão disponíveis no site saude.mg.gov.br/outubrorosa.

Medidas de prevenção

Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum e representa a maior causa de morte entre o público feminino, sendo o diagnóstico tardio uma das principais razões de mortalidade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados, para este ano, mais de 57 mil casos da doença no Brasil e 5.210 novos casos em Minas. Para minimizar o agravamento da doença e possibilitar maior chance de cura, o Estado investe na ampliação do rastreamento e oferece a mamografia para as mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, o que permite que mais de 750 mil mulheres sejam beneficiadas por ano. Esta medida aumentou o número de mamografias realizadas, melhorou o acesso ao tratamento – que deve ser realizado em no máximo 30 dias, a contar da data do diagnóstico da doença – e elevou as chances de cura, que podem chegar a 95% dos casos.

Em 2013 foram realizadas mais de 650 mil mamografias em Minas, sendo que, deste total, 35% foram em mulheres com idade entre 40 e 49 anos. Com a ampliação da faixa etária, cerca de 3,4 milhões de mulheres já foram atendidas no estado.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão