O Dia 17 de outubro é lembrado como o Dia Nacional da Vacinação. Nesta data é importante ressaltar que a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Mas, o que muita gente não sabe é que o cartão de vacinas é um documento indispensável para crianças, adolescentes, adultos e também para idosos.

Segundo a coordenadora de imunização da SES-MG, Tânia Brant, a única forma de uma pessoa provar que está vacinada é por meio do cartão de vacinas. “A afirmação verbal não comprova que o indivíduo está imunizado, por isso, é imprescindível cuidar e zelar do cartão”, explica.

É comum encontrarmos adultos que não sabem onde colocaram seu cartão, assim como há pessoas que possuem dois, três ou até quatro cartões de vacinas diferentes. Para os adultos que perderam o cartão a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde em que se vacinaram quando crianças, pois essas unidades possuem o chamado cartão espelho, que é uma cópia do cartão de vacinação. Também é importante guardar todos os cartões recebidos durante a vacinação, pois somente dessa forma será possível acompanhar o histórico de imunização.

Atualmente, o cidadão pode encontrar gratuitamente, vários tipos de vacinas que são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Confira as vacinas que fazem parte do calendário nacional:

Por Núbia Costa

Enviar para impressão