A primeira fase da campanha de vacinação contra o HPV realizada na região norte de Minas “foi um sucesso”, é o que confirma a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Ambiental e Saúde do Trabalhador/Imunização. “A meta do Ministério da Saúde era vacinar 80% das adolescentes que se enquadram dentro da idade prioritária para receber a vacina. Em nossa região alcançamos o objetivo. Quase 37 mil meninas foram imunizadas, atingindo assim um percentual de 81,4% de cobertura até o dia 15/04/2014”, comemora a coordenadora de Imunização, Josianne Dias Gusmão.

A vacina foi introduzida no calendário nacional de imunização no mês de março/2014. O público alvo da vacina são as adolescentes de 11 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias neste ano de 2014 e a estratégia de aplicação da vacina utilizada na primeira etapa da campanha foi utilizar as escolas da rede municipal, estadual, federal e particular.
As adolescentes não atendidas nas escolas poderão ter acesso à vacina na unidade de saúde de referência em seu município. Também terão direito a vacina as adolescentes que completarem 11 anos ou 14 anos após o mês de março/2014 até dezembro/2014.

Nova campanha

Nos dias 09 e 10 de abril, profissionais das equipes de imunização dos 53 municípios da região foram capacitados para a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, prevista para o período de 22 de abril a 09 de maio, em todo o Estado. Na reunião ainda foram abordados a relevância da intensificação de higiene e prevenção, imunização dos técnicos e problemas específicos das regiões.

“As equipes estão bem preparadas para lidar com a população e passar informações principalmente sobre a prevenção da Influenza. A população deve colaborar comparecendo aos postos de saúde com o cartão de vacinação e seguir os métodos de prevenção”, completa a coordenadora.

Neste ano a campanha foi ampliada para imunizar as crianças com idade entre seis meses a cinco anos. Também deverão ser vacinadas gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais e a população privada de liberdade.

Prevenção

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Alguns cuidados simples podem reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus, como colocar em prática a etiqueta da tosse – um conceito amplamente difundido pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma organização americana de controle e prevenção de doenças – e que nada mais é que cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas.
Outras recomendações importantes são evitar locais fechados; lavar sempre as mãos com água e sabão; manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente no lixo os lenços de papel.

Por Bia Fabrícia Andrade

Enviar para impressão