O programa TeleMinas Saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e que tem como objetivo prestar assistência médica especializada à distância, passará a contar a partir do ano que vem com um serviço de mamografia por telemedicina disponível em todos os centros Viva Vida. Já estão em funcionamento os equipamentos localizados em Sete Lagoas e Santa Luzia, sendo que os das demais localidades já foram instalados e estão em fase de capacitação dos profissionais.

Foto: Marcela Marques

Segundo a gerente do projeto TeleMinas Saúde Nara Lúcia Carvalho da Silva, a mamografia por telemedicina fará com que o resultado do exame saia com maior agilidade. “Tanto o pedido do exame, quanto as imagens digitalizadas geradas pelos novos equipamentos são enviadas para a central de telemedicina e em até quatro horas o centro Viva Vida recebe os resultados do exame de volta”, explica.

Outros serviços

Em 2013 o serviço de eletrocardiograma realizado através do TeleMinas Saúde foi ampliado para 103 novos municípios. Ao todo, 104 equipamentos completos (eletrocardiograma digital, computador e impressora) já foram doados para a Atenção Primária e a partir do ano que vem estarão aptos a realizar os exames.

O serviço de Telemonitoramento de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal também foi ampliado, passando a atuar em oito hospitais, totalizando 90 leitos telemonitorados. Para 2014 a previsão é que 150 novos leitos passem a ser monitorados, além de dois novos hospitais que já estão iniciando a implantação do sistema. O Telemonitoramento de UTI Neonatal é um serviço de telemedicina que disponibiliza plantonistas por meio de teleconsultoria e webconferência, possibilitando o apoio ao diagnóstico, ao tratamento e ao cuidado com os pacientes através de soluções tecnológicas on line e off line.

Segundo Nara Lúcia Carvalho da Silva, a disponibilidade dos serviços de telemedicina colabora tanto para o bem-estar do paciente quanto para o trabalho dos profissionais de saúde. “Através do TeleMinas Saúde a oferta do diagnóstico ao paciente fica mais ágil, melhorando também o tempo para início ou continuidade do tratamento. Além disso, o profissional de saúde pode utilizar o serviço como forma de educação continuada e de capacitação profissional”, afirma.

O programa

Com o programa TeleMinas Saúde, o profissional da Atenção Primária pode trocar informações à distância com um especialista acerca de exames e diagnósticos, tornando o atendimento mais ágil. A assistência médica especializada prestada à distância também colabora na redução do encaminhamento desnecessário de pacientes de um município para outro, além da ampliação na qualidade do atendimento na Atenção Primária à Saúde. O programa TeleMinas Saúde está disponível para profissionais de 1.600 Equipes de Atenção Primária à Saúde distribuídas em 557 municípios de todo o Estado.

Por Jéssica Gomes

Enviar para impressão