O município de São Francisco do Glória, localizado na área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS), Zona da Mata mineira, inaugurou a revitalização de uma unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) na sexta-feira, 26/4. Localizada no Povoado de Bicuíba, área rural, a ESF Fernando da Silva Pinto atende a cerca de 800 pessoas residentes na área de abrangência. A unidade também recebeu aparelhos de climatização e voltou a atender no mesmo dia da inauguração.

A ESF oferta serviços médicos, de enfermagem e odontológico, com realização de consultas e visitas domiciliares. Davison Carvalho Pereira, secretário de Saúde de São Francisco do Glória, contou que as melhorias valorizaram o trabalho da equipe que atende a área rural, que agora terão melhores condições para acolher os usuários. “Inclusive, a climatização beneficiou vários setores, como a sala de observação, sendo planejada para proporcionar um ambiente acolhedor para quem precisar de atendimento”, ressaltou.

26.04.2024 - São Francisco da Glária 1 - ESF - Divulgação

As melhorias foram possíveis com investimentos do Governo do Estado de Minas Gerais, provenientes da Resolução SES-MG 8429 de 2022. Franklin Leandro Neto, gerente regional de Saúde de Ubá, disse que, “em abril, estivemos na inauguração de novas unidades da Atenção Primária em Guarani e Coimbra. Agora, mais essa ESF que foi totalmente revitalizada em São Francisco do Glória, que atende exclusivamente uma área rural”. De acordo com o gerente regional, a SES-MG tem investido para ampliar a cobertura da Estratégia Saúde de Família nos municípios sob jurisdição da GRS Ubá porque é o serviço que promove a saúde e a prevenção de doenças, resultando em qualidade de vida para a população.

Por Keila Lima / Fotos: Divulgação SMS São Francisco do Glória

Enviar para impressão