O município de Guidoval conta com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) inaugurada no sábado, 6/4. Localizada no bairro Pedra Branca, a UBS Francisco Medeiros de Melo atenderá 1.148 famílias, totalizando 2.787 pessoas residentes na área de abrangência. A unidade está mobiliada, possui equipamentos médicos hospitalares novos e iniciou os trabalhos nesta segunda (8/4), subsequente à inauguração.

A UBS oferta serviços médicos, de enfermagem e odontológico, com realização de consultas e visitas domiciliares. A melhoria foi possível com investimentos do Governo do Estado de Minas Gerais, complementados com recursos de emenda Parlamentar Estadual.

10.04.2024 - Guidoval - UBS Guarani - crédito Keila Lima

Benefícios na prática para a população
A inauguração da nova UBS é importante para a estruturação da atenção primária ofertada aos 7.132 moradores de Guidoval, segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Ponciano, a conclusão desta UBS alojará uma equipe que já funcionava em uma casa alugada. “É um salto de qualidade porque a nova unidade contempla a infraestrutura necessária para os serviços de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Priorizamos o investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) porque sabemos que é aqui que se promove a saúde, a prevenção e o bem estar da população, nosso objetivo enquanto gestão municipal”, afirmou Cláudio Ponciano.

Guidoval é um dos 31 municípios sob jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá. “É satisfatório ver que Guidoval aplicou bem os recursos enviados pelo Governo do Estado de Minas Gerais e entrega uma unidade de saúde nova e equipada para sua população, que vai fomentar a saúde e fazer o serviço de prevenção de doenças ou acompanhamento de complicações de agravos já existentes”, disse Franklin Leandro Neto, gerente regional de Saúde de Ubá.

Por Keila Lima

Enviar para impressão